quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Atores maranhenses se destacam na Rede Globo e Record






O ator maranhense Dionísio Neto integrará o elenco da novela A Favorita, da Rede Globo (TV Mirante). Ele interpretará Tito, que fará par com Diva, interpretada pela atriz Giulia Gam. Inspirado no personagem de Gael Garcia Bernal em Diários da motocicleta, ele será um amante latino Traficante de armas na trama de João Emanuel Carneiro.

Dionísio deixou crescer a barba e emagreceu 15 kg por orientação do diretor Ricardo Waddington, com a finalidade de compor o personagem. O maranhense já havia atuado na minissérie Carandiru - outras histórias, também na Rede Globo. Este é o primeiro grande papel de Dionísio Neto na televisão.

Dionísio Neto nasceu em São Luiz no dia 29/12/1971. É ator, dramaturgo, diretor e causou furor no teatro paulista, ao longo dos anos 90. A formação teatral dele deu-se no CPT (Centro de Pesquisa Teatral), dirigido por Antunes Filho. Passou três anos nesse conceituado grupo, depois trabalhou em peças de José Celso Martinez Correia, Gerald Thomas e Bia Lessa. No cinema, iniciou-se em filmes de Carlos Reichenbach. Escreveu e atuou em oito peças de teatro, sendo Perpétua, a mais conhecida. Em Carandiru interpretou o "enfermeiro" Lula, um detento viciado em crack. Atuou no longa Contra Todos, de Roberto Moreira (como Lindovaldo). Em Garotas do ABC - Aurélia Schwarzenega interpreta o líder sindical André Luiz Oliveira. Dionísio define esse seu personagem como de “um trabalhador comum, culto, engajado e galanteador”.

Outro maranhense que brilha na televisão, é o ator Rômulo Estrela. A vida de Rômulo no mundo da arte e do entretenimento começou quando ele tinha 17 anos, ainda em São Luís, a capital do Maranhão, onde nasceu. Na época, ele trabalhava como modelo e, por exigência profissional, tinha de interpretar pequenos textos exigidos nas campanhas publicitárias. Encontrou algumas dificuldades e, para superá-las, matriculou-se em um curso de formação de atores.

Rômulo confessa que não alimentava grandes ambições em relação às aulas, mas em pouco tempo elas se revelaram fundamentais para seu futuro: ''Eu não esperava, mas me apaixonei pela carreira de ator''. Atualmente atua na novela Os Mutantes da Rede Record e na Rede Globo, entre outros papéis, fez o Dinho dos Mamonas Assassinas, no programa Por toda Minha Vida.

Um outro maranhense que faz muito sucesso é Del Garcez, que vem na televisão, desde a Rede Manchete, onde fez a novela Chica da Silva, onde interpretou o escravo Paulo. Na Rede Record, onde se encontra atualmente, já fez as novelas escrava Isaura, Caminhos do Coração (onde interpretou um Juiz) e fez parte do elenco da primeira fase da novela Os Mutantes.

Nenhum comentário: