A eficácia no tratamento com medicamentos fitoterápicos é acessível a pacientes da rede pública de saúde. Elaborada pelo Ministério da Saúde, a Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao Sistema Único de Saúde (Renisus) é uma lista de 71 plantas que geram produtos para serem usados pelo SUS, sendo que 27 ervas são produzidas no programa de fitoterapia desenvolvido pelo Herbário da Universidade Federal do Maranhão.
“Nossas plantas são fundamentais na produção de medicamentos fitoterápicos utilizados pelo SUS. Espinheira santa, erva de bicho, hortelã, capim limão e aroeira são umas das principais ervas solicitadas pelo governo”, afirma a coordenadora do trabalho, Terezinha Rêgo.
De acordo com Terezinha, o Pólo de Biotecnologia do Maranhão (POMAR), vinculado à UFMA, é o único projeto de fitoterapia incluído na Agenda 21 Nacional, principal órgão responsável pelo desenvolvimento sustentável do país. “Por conta da credibilidade do POMAR, o Ministério da Saúde nos inseriu nessa relação de produção dos medicamentos fitoterápicos”, diz ela.
Há mais de 3 meses os fitoterápicos produzidos na Universidade atendem as pessoas necessitam dos serviços do SUS. “Nós somos orientados a auxiliar na elaboração dos fitoterápicos disponíveis para uso da população, com segurança e eficácia para o tratamento de determinadas doenças”, completou. Além do Maranhão, 11 estados distribuem estes medicamentos na rede pública de saúde. O Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde pretende aumentar o número de cidades que utilizam fitoterápicos e a variedade das substâncias disponíveis.
Os fitoterápicos são os medicamentos obtidos exclusivamente a partir de matérias-primas ativas vegetais. Os medicamentos fitoterápicos utilizados pelo SUS são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e considerados seguros e eficazes para a população. O Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, ao qual a UFMA está inserida, instituído em dezembro de 2008, busca promover e reconhecer as práticas populares e tradicionais de uso de plantas medicinais e remédios caseiros. (Da Ascom / UFMA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário