segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Umas & Outras

Em campanha a coisa é assim que funciona

Eu não acredito que o governador Wilson Martins (PSB) tem algo de pessoal contra o ex-prefeito de Teresina Silvio Mendes, mas em campanha política é assim que a coisa funciona: com o candidato que ocupa a segunda colocação direcionando a sua artilharia para quem lidera a corrida sucessória. É como deve agir, o candidato do PTB João Vicente Claudino, que ocupa a terceira colocação, que deve atacar que está imediatamente a sua frente, no caso, o governador Wilson Martins que tenta se reeleger.

Timon voltou a ser a baixada fluminense do MA

O clima de violência hoje em Timon é tão grande, que nos faz lembrar a década de 80 quando Timon foi comparado a Baixada Fluminense (Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Queimados, Austin e Nilópolis), por ser o município tão violento quanto essa região do estado do Rio de Janeiro. Eu lembro quem em 1987 na redação do jornal Correio do Maranhão entrou uma senhora acompanhada de toda a sua família (algo em torno de sete pessoas), que logo depois eu vim, a saber, se tratar da mulher que controlava o tráfico no município. Que passado seis meses, só restou um membro dessa família, assim mesmo paralítico, enquanto que os outros foram todos mortos, por outras gangues ou pela polícia. Viver hoje em Timon é muito mais perigoso do que na Baixada Fluminense ou em Imperatriz.

 A rejeição ao seu nome é muito grande

Conversando nos últimos dias com alguns analistas políticos do município de Timon, sobre a possibilidade do deputado federal Sétimo Waquim (PMDB-MA), vir a se reeleger, a manifestação foi quase unânime quanto ao seu não retorno à Câmara Federal. Com alguns deles chegando a afirmar categoricamente que a reeleição de Sétimo Waquim só será possível, se o esquema montado para esta campanha for o mesmo montado para a sua eleição em 2006. Em outras palavras: a sua eleição só com muito dinheiro. Após conversar com essas pessoas que conhecem a política timonense como ninguém, procurei ou vir o povo, o eleitor comum. E o que ouvi, só corroborou aquilo que jornalistas e radialistas já haviam me dito. O deputado federal Sétimo Waquim vai entrar para a história do Maranhão, como o pior parlamentar a representar esse estado na Câmara Federal. Pior até do que o ex-deputado federal Victor Trovão, que nunca discursava e passava o tempo todo dormindo no plenário dessa casa. Ambos de origem árabe, só que um branco e o outro pardo.


O fator Plínio de Arruda Sampaio

Depois do debate realizado pela Rede Bandeirante, onde os internautas o elegeram como o melhor entre todos os candidatos presentes a esse debate, o candidato do PSOL passou a ser o mais novo fenômeno da política brasileira, devido a sua enorme capacidade verbalização e a maneira transparente como se ele se mostrou para o eleitorado brasileiro. Esse candidato socialista, dificilmente ganhará essa eleição, mas com certeza fará um grande estrago na campanha de Dilma Rousseff, cujo governo, segundo o próprio Plínio de Arruda Sampaio fez muito menos pela reforma agrária do o governo de FHC. Não custa nada experimentar o Plínio, sobretudo, os esquerdistas que estão decepcionados com o PT.

siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino e Portalaz

Nenhum comentário: