quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Os EUA estão sendo prejudicados pelo excesso de tecnologia


Acabo de assistir no jornal Hoje da TV Globo uma notícia que ajuda as pessoas interessadas na retomada do crescimento dos EUA a compreender o que está acontecendo com a economia desse país ainda muito rico e poderoso. Essa matéria sobre a criação de um sistema de código de barras, que em vez de o caixa ficar passando item por item na sua máquina na registradora, esse código inteligente permite que o carrinho de compras, seja somado de uma só vez.

Essa modernidade representa para o cliente ganhar tempo, e os supermercadistas o aumento dos seus lucros, com a conseqüente redução dos seus quadros de funcionários. Isso atende pelo nome de emprego de alta tecnologia e automação dos serviços.   

Dentre os fatores que hoje emperram a retomada do crescimento dos EUA está o desemprego que anda perto de atingir os dois dígitos, em função do emprego de tecnologia, em atividades que substituem o trabalho humano.

Se não houver um pacto entre as nações mais desenvolvidas e em vias de desenvolvimento, que priorize o trabalho humano, não haverá saída para o mundo desenvolvido, que pouco a pouco vem perdendo mercados antes cativos.

Quem faz a economia de um país funcionar, girar, é o mercado de trabalho, que faz com que o trabalhador possa ter poder de compra.

Enquanto as maquinas vão ocupando nas indústrias e no comércio, os postos de serviços que antes eram ocupados pelo homem, aumenta o desemprego e isso acaba afetando a economia de um país como um todo.    

O presidente Obama deve propor aos empresários americanos o uso da automação e robotização dos serviços, só nas áreas onde a saúde do homem seja colocada em risco e que seja criada uma reserva de mercado de trabalho para o homem.  


siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: