Célia Zappa explicou que a expansão para o Nordeste, especificamente a instalação dos polos em São Luís e Natal, está em execução há pelo menos seis meses. Conversas já foram realizadas inclusive com Governo do Estado e Prefeitura de São Luís e também com instituições de ensino superior.
Para além do mercado das micro e pequenas empresas, a perspectiva da instalação de grandes investimentos, como a Refinaria Premium da Petrobras, em Bacabeira, são atrativos para a IBM. "Esses investimentos não deixam de ser catalisadores", afirma Zappa, com cautela. Este ano a IBM também fechou parceria com o grupo EBX que em São Luís tem uma termelétrica e empreendimentos na área da exploração de gás natural em cidades do Maranhão.
A expansão da IBM no Brasil está atrelada à sua estratégia de expansão global que tem foco nas "economias de rápido crescimento", como Rússia, Índia, China e o próprio Brasil. Este, por sinal, é visto com melhores olhos pelo diretor de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios, Maura D'Angelo. Ele avalia que a economia brasileira está menos dependente de uma única fonte de negócios internacionais. "Essa diversidade de parceiros indica maturidade da economia brasileira", afirmou otimista, mas com ressalvas ao que ainda precisa ser ajustado.
O Brasil é o país que mais tem interesse por computação em nuvem na América Latina. Cerca de 18% das empresas brasileiras já utilizam alguma aplicação da chamada cloud computing e em 2013 esse percentual deve crescer a 30% ou 35%. No mundo, segunda pesquisa da própria IBM, o interesse por serviços a partir da computação em nuvem deve dobra até 2015. A vantagem da computação em nuvem é que ela torna possível o compartilhamento de recursos de maneira antes inimaginável e cada vez com mais segurança. Célia Zappa explica que a atuação nesses novos polos da IBM, em São Luís e Natal, se dará de forma integrada, misturando o atendimento presencial e on line.
Em Hortolândia, onde fica a Tech Town da IBM, há um centro de controle, no qual dezenas de especialistas monitoram os serviços prestados remotamente aos clientes e parceiros da empresa. Qualquer problema, como um servidor trabalhando a 100% por vários minutos, ou determinada página de um site com carregamento lento, é identificado e corrigido imediatamente. Fonte:O Imparcial
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