domingo, 15 de julho de 2012

IBM anuncia instalação de um polo de negócios em São Luís

A IBM Brasil vai anunciar no próximo dia 17 a instalação da base de um polo de negócios em São Luís. A empresa pretende oferecer serviços de Tecnologia da Informação (TI) que vão desde a implementação de centros de controle e operação de rotinas populacionais, como para a engenharia de trânsito e prevenção de catástrofes, caso em que o cliente seria o poder público; até soluções em informações de negócios para micro e pequenas empresas, o que inclui serviços como data center, storage, servidores, softwares e mesmo a terceirização de infraestrutura. A informação parte da líder de Expansão Regional da IBM Brasil, Célia Zappa.

A tecnologia da IBM permite que a empresa volte agora seus olhos para os pequenos negócios. A computação em nuvem faz o compartilhamento dos recursos, inclusive hardware, que a empresa dispõe na Cidade Tecnológica (Tech Town), em Hortolândia cidade localizada a 116 quilômetros de São Paulo. O local já foi a maior fábrica de computadores da IBM, mas hoje se tornou um grande centro de serviços que são prestados dali para mais de 200 clientes no Brasil e no mundo. Fora a possibilidade de baixar custos e tornar seus mais serviços acessíveis, a partir da computação em nuvem, a IBM também identifica nessa parcela de mercado o lugar para onde expandir-se. "Nós fizemos estudos e observamos um crescimento acelerado das micro e pequenas empresas", afirma Célia Zappa.

Além de São Luís, Natal, capital do Rio Grande do Norte, também receberá um polo da IBM, o que demonstra que expansão para fora do eixo Rio-São Paulo é uma prioridade na estratégia de negócios da empresa no país. Atualmente a empresa domina 61% do mercado de TI na América Latina e, no Brasil, identifica que seus principais concorrentes, não os grandes da TI, mas pequenos prestadores de serviços que atendem às micro e pequenas empresas.

Célia Zappa explicou que a expansão para o Nordeste, especificamente a instalação dos polos em São Luís e Natal, está em execução há pelo menos seis meses. Conversas já foram realizadas inclusive com Governo do Estado e Prefeitura de São Luís e também com instituições de ensino superior. 
Para além do mercado das micro e pequenas empresas, a perspectiva da instalação de grandes investimentos, como a Refinaria Premium da Petrobras, em Bacabeira, são atrativos para a IBM. "Esses investimentos não deixam de ser catalisadores", afirma Zappa, com cautela. Este ano a IBM também fechou parceria com o grupo EBX que em São Luís tem uma termelétrica e empreendimentos na área da exploração de gás natural em cidades do Maranhão. 

A expansão da IBM no Brasil está atrelada à sua estratégia de expansão global que tem foco nas "economias de rápido crescimento", como Rússia, Índia, China e o próprio Brasil. Este, por sinal, é visto com melhores olhos pelo diretor de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios, Maura D'Angelo. Ele avalia que a economia brasileira está menos dependente de uma única fonte de negócios internacionais. "Essa diversidade de parceiros indica maturidade da economia brasileira", afirmou otimista, mas com ressalvas ao que ainda precisa ser ajustado.

Computação em nuvem

O Brasil é o país que mais tem interesse por computação em nuvem na América Latina. Cerca de 18% das empresas brasileiras já utilizam alguma aplicação da chamada cloud computing e em 2013 esse percentual deve crescer a 30% ou 35%. No mundo, segunda pesquisa da própria IBM, o interesse por serviços a partir da computação em nuvem deve dobra até 2015. A vantagem da computação em nuvem é que ela torna possível o compartilhamento de recursos de maneira antes inimaginável e cada vez com mais segurança. Célia Zappa explica que a atuação nesses novos polos da IBM, em São Luís e Natal, se dará de forma integrada, misturando o atendimento presencial e on line. 

Em Hortolândia, onde fica a Tech Town da IBM, há um centro de controle, no qual dezenas de especialistas monitoram os serviços prestados remotamente aos clientes e parceiros da empresa. Qualquer problema, como um servidor trabalhando a 100% por vários minutos, ou determinada página de um site com carregamento lento, é identificado e corrigido imediatamente. Fonte:O Imparcial

Nenhum comentário: