terça-feira, 31 de julho de 2012

O que o PT e Lula esperam do seu ministro?

A pessoa que aparece na foto beijando Lula é o irmão do ministro Dias Toffoli, numa demonstração sincera de agradecimento pela nomeação do seu irmão.
“Ele não tem esse direito”, Lula

Com essa frase bastante emblemática e revestida de muito simbolismo, o ex-presidente da república Luís Inácio Lula da Silva, mandou um recado para um companheiro, como quem exige um gesto de gratidão, numa hora tão necessária, como essa que se aproxima do julgamento dos mensaleiros. Essa frase de Lula se refere ao ministro do STF Dias Toffoli, sobre quem até bem pouco tempo recaia a duvida sobre a sua participação ou não no julgamento do mensalão. Talvez em função dessa frase, esse ministro não se considere impedido de atuar como julgador num processo onde quase todos os envolvidos são seus ex-companheiros de partido.

Não custa nada lembrar as fortes ligações do ministro do STF Dias Toffoli, com o Partido dos Trabalhadores e Lula. Toffoli foi enviado ao Supremo por Lula, de quem é amigo e a cujo governo serviu como Advogado-Geral da União. Antes, trabalhara como assessor da Casa Civil na época em que a repartição era chefiada pelo réu José Dirceu. Antes, advogara para o PT junto à Justiça Eleitoral. Antes, fora sócio no escritório da advogada Roberta Maria Rangel, sua atual namorada, que já respondeu pela defesa dos réus mensaleiros Professor Luizinho (PT-SP) e Paulo Rocha (PT-PA). Antes, atuara como assessor da liderança do PT na Câmara.

Em qualquer país decente, um ministro da Suprema Corte com esse nível de ligações com um partido políticos e pessoas envolvidas num esquema de corrupção, classificado pelo ex-procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza, como sendo praticado por uma quadrilha, se julgaria impedido de participar desse julgamento.  

O que o PT e Lula esperam do seu ministro? No mínimo um gesto de gratidão.  Quem viver verá! O romantismo do povo brasileiro impede este país de ter patriotas e grandes estadistas.

Nenhum comentário: