terça-feira, 28 de agosto de 2012

A diferença entre o estado do Maranhão e Piauí é abissal



O estado do Piauí esta muito longe do desenvolvimento já alcançado pelo estado do Maranhão. Mas os piauienses insistem em querer se julgarem numa situação do que estado vizinho. Para mostrar a diferença abissal que existe entre o Maranhão e o Piauí, basta citar a infra-estrutura montada no vizinho estado, que a instalação de grandes projetos nesse estado, como a Companhia Vale, indústrias de ferro gusa, Alcoa, Camil, Bungue e a indústria de beneficiamento de óleo de soja Algar Agro, com capacidade para esmagar 500 toneladas de soja ano.

Hoje mesmo secretário de planejamento do estado do Piauí, Cesar Fortes ao ser entrevistado num programa de televisão de Teresina, voltou a estabelecer comparações  com o estado do Maranhão, o estado da região Nordeste com melhor infraestrutra, inclusive energética, portuária e ferroviária. Uma comparação tola, feita por alguém que não conhece Maranhão, que além do citado, ainda sedia Centro Espacial (CEB) o Centro de Lançamento de Foguetes de Alcântara (CLA) e que poderá sediar também a 2ª Esquadra Naval da Marinha do Brasil, em São Luís.


Só os tolos desconhecem a importância do Maranhão e a capacidade desse estado em atingir o desenvolvimento. Essa coisa de estado do Maranhão ser considerado o pobre da federação é um besteira, porque o IBGE não leva em consideração à população rural desse estado, considerada a maior do Brasil.

Os piauienses em vez de procurarem se aliar ao estado do Maranhão buscando uma parceria com um estado que tem muito a oferecer ao Piauí, ficam é querendo se julgar melhores e superiores. Só para que o leitor tenha uma idéia da enorme diferença que separa esses dois estados eu cito a reforma do aeroporto internacional Cunha Machado, que custou R$ 13 milhões, enquanto a reforma do aeroporto de Teresina custou menos de 600 mil.



O potencial turístico do Maranhão é imensurável, onde podemos destacar o seu imenso litoral, o segundo maior do Brasil, os Lençóis Maranhenses, o Delta das Américas, a Capada das Mesas, a cidade de Alcântara e São Luís, Patrimônio Mundial da Humanidade.       

2 comentários:

Anônimo disse...

muito boum cara gostei di ver..
esses piaienses só querem ser "a bala que matou Keneddy"
e são piores que a gente..
gostei de mais da sua publicação..
faça mais assim viw..
precisar de ajuda é só me add.
facebook:lewnardosilva@hotmail.com(leu silva)

WALLACE disse...

OI, SOU MARANHENSE MAS RESIDO NO PIAUÍ. ENTRETANTO A DESPEITO DO GRANDE POTENCIAL APRESENTADO, QUANDO ANDAMOS PELO INTERIOR DESSES DOIS ESTADOS TEMOS À PRIMEIRA VISTA DE QUE O ESTADO DO MARANHÃO NÃO USUFRUI DESSE POTENCIAL, HAJA VISTO A POPULAÇÃO CARENTE, PRINCIPALMENTE NO MARANHÃO.