sábado, 28 de dezembro de 2013

Escassez de dólares e de produtos ameaça estado de Valença (VEN)

Escassez e falta de itens golpearam mortalmente muitos comércios, segundo a Câmara de Comércio da capital valenciana.

A Câmara do Comércio do estado de Valencia na Venezuela prevê que no próximo mês de janeiro, cerca de 35% dos comércios que operam na capital de Valência encerrarão suas portas devido à escassez de dólares e a falta de produtos para oferecer adequadamente aos seus clientes.  

Gustavo Sosa Izaguirre, presidente da Associação  Comercial, sustenta que a compulsividade das compras gerada pelos ajustes (queda) nos preços ordenados pelo governo nacional provocou uma diminuição ostensiva dos produtos.

Ele estima que os proprietários de algumas lojas tenham que conceder dias livres para os seus empregados, enquanto não disporem de mercadorias para oferecer.

Izaguirre disse que antes desse fenômeno pré-eleitoral se percebia um desabastecimento, algo em torno de 25% e com a regulação desse fenômeno o desabastecimento se estabeleceu em 55%. Lamento que desde então, alguns estabelecimentos, sobretudo, em centros comerciais, já tenham fechadas as suas portas e colocados letreiros, onde informam à sua clientela que necessitam de dólares para importar mercadorias e também de artigos para oferecer.

O presidente da Câmara de Comércio de Valência assinalou ainda,  que a essa inédita contingência se soma a diminuição das importações do setor privado que, comparado com o ano anterior, alcançou uns 70%. Também indicou que os chamados leilões de dólares realizados pelos bancos não alcançaram os resultados esperados pela pelo governo e pela  economia. Fonte: El Mundo Online (Venezuela). Tradução: Tomazia Arouche

Nenhum comentário: