quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Economistas venezuelanos exigem do BCV informação sobre inflação de novembro

Um grupo de economistas venezuelanos solicitou nesta quarta-feira, a direção do Banco Central da Venezuela (BCV), que venha a público imediatamente informar a taxa de inflação e a escassez de gêneros relativos ao mês de novembro.

Através de um comunicado, esses economistas manifestaram às suas preocupações com a demora do BCV em divulgar dados tão importante para a vida do país.   

É uma prática comum, que essas taxas sejam divulgadas nos primeiros 10 dias úteis de cada mês, segundo resoluções do próprio banco.

“Já tendo passado dos dias correspondentes, desconhecemos os resultados de um indicador fundamental para o acompanhamento e análises da economia venezuelana”, diz o documento subscrito por: FelipePérez, Luís Zambrano Sequín, Orlando Ochoa, Sari Levy, José Guerra, Ricardo Haussman, Tamara Herrera,  Asdrúbal  Oliveros, Ronald Balza, Luís Bruzco, Ángel García Banchs, Henkel García, Francisco Ibarra Bravo, Douglas Ungreda, César Gallo, Luis Oliveros, Isaac Mencía, Carlos Blanco, Victor Abreu e Alicia Sepúveda.   

Para esses economistas, o efeito da demora da publicação dos índices de preços “afeta a credibilidade do BCV e geram duvidas acerca da confiabilidade das suas estatísticas”.


Recordaram que o fato de os dados da inflação não terem sido informados oportunamente, não faz com que os preços deixem de  aumentar. Fonte: El Mundo Online. Tradução: Tomazia Arouche

Nenhum comentário: