quarta-feira, 30 de julho de 2014

Os socialistas deverão optar pelo voto útil


Com a candidatura de Eduardo Campos não conseguindo se viabilizar, porque, nada sugere que esse candidato possa reunir condições para disputar o segundo turno, já começa a tomar corpo entre os membros do PSB, a ideia do voto útil. E como os socialistas têm mais em comum com os petistas, nada mais natural do que eles votarem em Dilma Rousseff, logo no primeiro turno para que seja evitado um segundo turno desgastante e desnecessário.

Como a presidenta Dilma Rousseff não vem respondendo às criticas que vem sendo feitas pelo seu ex-aliado ao seu governo, o clima dentro do PSB é amplamente favorável ao voto útil e na pior das hipóteses ao voto na candidata do PT no segundo turno.

Eduardo Campos anda cometendo muitos erros na sua campanha e o principal deles é querer polarizar a disputa entre ele e a candidata do PT que está liderando as pesquisas de intenções de votos e o tucano Aécio Neves aparecendo em segundo lugar.

O que a lógica nos ensina em política é que o candidato que está em terceiro lugar numa disputa eleitoral, para que ele possa rivalizar com o primeiro colocado ele tem primeiro que assumir a segunda posição. O que dificilmente Eduardo Campos conseguirá, porque, ele não conseguiu se legitimar como candidato de oposição. Pelo seu passado de aliado histórico do PT.  

Siga o blog Dom Severino no Twitter, no Facebook e no PortalAz

Nenhum comentário: