quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Certos nordestinos sofrem da síndrome de Estocolmo

Síndrome de Estocolmo (Stockholmssyndromet em sueco) é o nome dado a um estado psicológico particular em que uma pessoa, submetida a um tempo prolongado de intimidação, de humilhação e depreciação passa a ter simpatia e até mesmo sentimento de amor ou amizade perante o seu agressor. A síndrome de Estocolmo parte de uma necessidade, inicialmente inconsciente.

Essa síndrome manifestou-se numa parte insignificante de nordestinos nesta eleição presidencial é verdade, mas se manifestou, com muitos nordestinos se voltando contra os seus conterrâneos e saindo em defesa de um playboy que o seu próprio estado rejeitou.

Não custa nada lembrar que qualquer nordestino no estado de São Paulo é tratado como baiano, uma maneira depreciativa e escrota dos paulistanos e paulistas expressarem o seu preconceito contra quem nasceu do estado da Bahia pra cima.    

As regiões Norte e Nordeste sempre foram tratadas pelos nossos governantes, na sua expressiva maioria por sulistas, com desatenção e pouco caso. Isso explica o elevado de industrialização dos estados das regiões Sul e Sudeste e a baixa industrialização das regiões Norte e Nordeste.  

Eu até acho que um país democrático como Brasil, consolida a sua democracia, ao praticar a alternância de poder, mas não com um político que o seu próprio povo disse não.   

Ainda bem que os nordestinos que votar em Aécio Neves representa um número ínfimo em relação à votação consagradora dada a presidenta Dilma Rousseff.

Siga o blog Dom Severino no Twitter, no Facebook e no PortalaZ

Nenhum comentário: