segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Promovido ao lugar de incompetência

Comenta-se a boca pequena nas bancas de jornal da Praça João Luiz Ferreira, que o ‘obreiro’ Gessivaldo Isaías vai ser convidado pelo governador eleito de Wellington Dias para ser o seu secretário de planejamento. Só pode ser piada. 

O almirante da Marinha Brasileira José Celso de Macedo Soares Guimarães no seu livro “Temos pressa” se refere à promoção de certas pessoas para lugares de incompetência, ou seja, para assumirem postos na iniciativa privada ou setor público - para os quais essas pessoas não tem o devido preparo.

Ao reler esse livro, me veio logo à mente as especulações sobre nomes que poderão vir a ocupar cargos importantes no futuro governo de Wellington Dias, como o do 'obreiro' Gessivaldo Isaías, um nome sem biografia e sem nenhum curso de nível superior ou técnico que o credencie a ocupar um cargo no primeiro escalão do futuro governo do Partido dos Trabalhadores (PT). Pode até ser que ele tenha um curso superior, mas no Google ele só aparece como obreiro de uma igreja neopentencostal e suplente de deputado estadual.

O deputado federal eleito capitão Fábio Abreu, esse pelo menos é um policial militar, sem experiência administrativa é verdade, mas com uma larga experiência operacional, o que de certo modo lhe favorece caso seja escolhido para assumir a secretaria de Segurança do estado do Piauí, para que o governo Wellington Dias 'acomode' o suplente de deputado federal Silas Freire que vive fazendo pressão em cima do futuro governador para assumir provisoriamente o mandato.

Para assumir um mandato na Assembléia Legislativa, na Câmara Federal ou no Senado, não existe a exigência de um diploma universitário, mas, para que um sujeito assuma uma secretaria ou um ministério, ter um curso superior com mestrado e doutorado, com certeza valoriza o pretendente ao cargo e a secretaria ou ministério.  Um curso de nível superior e de preferência feito numa universidade de prestígio nacional recomenda o pretendente.  

Siga o blog Dom Severino no Twitter, no Facebook e no Portalaz

Nenhum comentário: