terça-feira, 16 de dezembro de 2014

O piauiense precisa se livrar da dependência do estado

“O estado não precisa nos dar o peixe, basta apenas que ele nos ensine a pescar”. (Tomazia Arouche

O Piauí precisa trocar a cultura da acomodação pela cultura do desafio e do risco. Isso quer dizer que nós os piauienses devemos apostar em nós mesmos e fugir da dependência do estado - o estado babá e protetor.

Assim como uma empresa pública que ao ser privatizada, passa necessariamente por um processo de mudança na sua cultura, assim o estado do Piauí também precisa mudar a cultura vigente por uma nova cultura que leve o seu povo a mudar de atitude frente a um mundo onde só sobrevivem os muito bons.  

O futuro governador deve investir na criação de uma nova cultura que desperte o povo piauiense para um novo tempo um tempo de crescimento e prosperidade, onde cada um de nós passe a acreditar no mérito e na eficácia como sendo os instrumentos que nos permitirão criar um atalho para o crescimento e o desenvolvimento, esse novo governante terá prestado um grande serviço ao Piauí.

O ex-governador Mão Santa, em que pese os seus muitos equívocos na condução dos negócios do estado do Piauí , quando governador, prestou um grande serviço ao seu estado ao expandir a Universidade Estadual, o que por si só deu uma grande contribuição para que o homem do interior mudasse o seu comportamento, expandisse os seus horizontes numa sociedade que passava por um profundo processo de transformação e onde a busca do conhecimento era de uma importância fundamental.     

O estado do Piauí, que nunca contou com a boa vontade dos nossos governantes, só tem uma saída: investir até aquilo não tem na educação. Mas numa educação universalizada e que seja acessível a todos. Não custa nada lembrar que os únicos setores em que o Piauí se destaca regionalmente são na educação e saúde, graças ao espírito empreendedor do piauiense que investe nesses dois setores da economia, sem contar com o apoio de nenhum dos governos.

Acreditar no conhecimento especializado como sendo o caminho mais fácil para a transformação social e o sucesso individual é a única saída possível para o Piauí romper com a miséria e o atraso. Acreditar é ficar repetindo como um 'mantra' a fé que depositamos no conhecimento como ação transformadora e investir numa política que priorize e invista numa educação de resultados e que seja, repito, igual para todos. 

Siga o blog Dom Severino no Twitter, no Facebook e no Portalaz

Nenhum comentário: