sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

São Luis tem o 13º maior PIB do Brasil, segundo o IBGE


Lagoa da Jansen
por Rafael Rosas | Valor

RIO  -  A participação das capitais estaduais no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2012 foi a menor desde o início da série histórica, em 1999. A pesquisa PIB dos Municípios 2012, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que as 27 capitais – Brasília inclusive – responderam, naquele ano, por 33,4% do PIB nacional, contra 33,7% no ano anterior. Em 1999, essa fatia era de 38,7%.
São Paulo ficou com a maior participação, de 11,4%, contra 11,6% em 2011, enquanto Palmas fechou a lista, com 0,1% do PIB brasileiro, mesmo patamar de 2011.
Manaus respondeu por 77,7% do PIB amazonense, e liderou a lista em termos de participação no PIB do Estado – neste caso, Brasília fica fora da conta, já que a cidade responde por 100% do Distrito Federal. A seguinte maior participação foi de Boa Vista, que em 2012 teve participação de 72,8% no PIB de Roraima. A seguir vieram Macapá, com 61,9% do PIB do Amapá, e Rio Branco, que respondeu por 51,4% do PIB do Acre.O IBGE também mostrou que três municípios – neste caso não apenas capitais – tiveram aumento considerado expressivo na participação total do PIB do país entre 2011 e 2012. A pesquisa considerou apenas cidades com
participação superior a 0,5% no PIB nacional. Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, passou de 0,9% para 1% no período, enquanto Santos (SP) saltou de 0,8% para 0,9%. Já São Luís (MA) aumentou sua participação de 0,5% para 0,6%.
“Em Campos dos Goytacazes, a variação positiva na participação deveu-se principalmente ao efeito do câmbio no preço do petróleo, que impactou diretamente o segmento extrativa mineral. O câmbio vinha sendo valorizado de 2008 até 2011 e isso tinha efeito amortecedor sobre o aumento do preço em dólares. A partir de 2011, o câmbio passou a inverter a tendência, se desvalorizando e, consequentemente, reforçando seu efeito sobre o preço”, diz o IBGE, acrescentando que Santos se beneficiou do desempenho dos setores de indústria de transformação, intermediação financeira, seguros e previdência complementar e serviços relacionados e serviços prestados às empresas.
Em São Luís, a alta foi consequência do comércio de combustíveis, lubrificantes e derivados. Entre os que mais perderam participação, destaque para São Paulo, que passou de 11,6% para 11,4%; São Bernardo do Campo (SP), que caiu de 0,9% para 0,8%; e Manaus, que recuou de 1,2% para 1,1%.

Concentração municipal 
Ao se analisar o levantamento Produto Interno Bruto dos Municípios 2012 fica clara a concentração do PIB municipal nos 27 Estados da federação. A pesquisa, divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que na maior parte dos Estados os cinco municípios com os maiores PIBs respondem por mais de 30% do PIB estadual.
Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Maranhão e Bahia eram os únicos Estados, em 2012, que tinham os cinco principais municípios em termos de geração de riqueza com participação somada inferior a 30% n o PIB estadual. Em Minas, as cinco cidades com os maiores PIBs – Belo Horizonte, Betim, Uberlândia, Contagem e Juiz de Fora – representavam 22,9% do total do Produto Interno Bruto mineiro.
São Luís, Imperatriz, Açailândia, Balsas e Timon responderam, juntos, por 24,5% do PIB maranhense. No Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Rio Grande e Gravataí somaram 24,6% do PIB estadual, enquanto em Santa Catarina, os municípios de Itajaí, Joinville, Florianópolis, Blumenau e Jaraguá do Sul juntos tinham 25,3% do PIB  do Estado.
Na Bahia, as cidades de Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Candeias e Simões Filho juntas somaram 26,4% do PIB do Estado, enquanto no Paraná, os municípios de Curitiba, São José dos Pinhais, Araucária, Londrina e Maringá responderam por 28,9% das riquezas produzidas no Estado.
Em outros quatro Estados, as cinco maiores cidades somam mais de 60% do PIB. A maior concentração está no Amapá, que tem apenas 18 municípios. Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Oiapoque e Pedra Branca do Amapari respondiam, em 2012, por 85,2% do PIB estadual.
Em Roraima, com 15 municípios, essa concentração era de 79,4%, nas mãos de Boa Vista, Rorainópolis, Caracaraí, Mucajaí e Alto Alegre. No Acre, com 22 municípios, Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá e Senador Guiomard somavam em 2012 69,2% do PIB do Estado. No Amazonas, Manaus, Coari, Itacoatiara, Manacapuru, Alto Alegre e Parintins respondiam por 61,8% do PIB.
Maior Estado da federação em termos de PIB, São Paulo apresenta um desempenho médio em termos de concentração de PIB em relação à média nacional. A capital, Guarulhos, Campinas, Osasco e Santos respondiam, em 2012, por 35,3% do PIB. com blog Maranhão Maravilha 

Nenhum comentário: