sábado, 30 de julho de 2016

Um novo ITA no Maranhão

Por Tecnodefesa

Imagem: Tereza Sobreira/Ministério da Defesa)

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, recebeu na última semana, um documento que propõe a instalação de um novo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) em área próxima ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, com a criação de um curso de engenharia aeroespacial. 
O documento foi entregue pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho e pelo deputado federal, José Reinaldo. 
 
“Recebemos a proposta e juntamente com o brigadeiro Rossato [comandante da Aeronáutica] vamos analisar para verificar a viabilidade. Vamos dar uma resposta o mais breve possível”, disse o ministro da Defesa.

De acordo com o deputado José Reinaldo, o pleito é positivo devido à proximidade do CLA com relação a linha do Equador. “Isso possibilita uma economia de cerca de 30% em cada lançamento e também o CLA poderá, com seu grande potencial, atrair empresas e países interessados na utilização do local”, afirmou.

O curso de engenharia aeroespacial contaria com a participação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professores maranhenses irão visitar as instalações do ITA na cidade de São José dos Campos (SP) e conhecer a dinâmica do curso. De acordo com José Reinaldo, a proposta deve ser avaliada para que a realização do primeiro vestibular ocorra em 2017.

O complexo tecnológico deverá ter laboratórios de empresas privadas e instalações de moradia para alunos e professores, além de gerar emprego na região. com blog Maranhão Maravilha

Nenhum comentário: