segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Niède Guidon: uma vítima da inveja e do acanhamento





Museu do Homem Americano

Com o anuncio da saída da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM) da administração do Parque Nacional da Serra da Capivara e consequentemente da arqueóloga Niède Guidon, o município de São Raimundo Nonato sentiu o golpe e as pessoas mais interessadas em que esse parque continue sendo um grande destino turístico, já começaram a se mobilizar no sentido de emprestar apoio a Niède Guidon e a torcer para que ela continue à frente desse parque.

É que ninguém em São Raimundo Nonato e quiçá no estado do Piauí, imagina esse parque sem a administração de Niéde Guidon, a única pessoa com capacidade para conseguir despertar o interesse de todas as mídias, por um lugar localizado na região Sudeste do Piauí.  Mesmo que este lugar já seja conhecido em todo o mundo.

A economia do município de São Raimundo Nonato se sustenta no setor de serviços ou setor terciário, com destaque para o comércio e o turismo, que sustenta toda uma rede hoteleira, formada por pousadas e hotéis.

Embora a maioria da população de São Raimundo Nonato reconheça o importante papel desempenhado por Niède Guidon para a implantação e consolidação do Parque Nacional da Serra da Capivara, existe uma pequena minoria que não perde uma oportunidade para espinafrá-la e desqualificá-la. Uma mulher que colocou o estado do Piauí no Mapa Mundi. Pessoas assim como um ex-prefeito deste município, que nunca colaborou com Niède Guidon e não perde uma oportunidade para detratá-la. Uma mulher a quem o Piauí em geral e São Raimundo Nonato em particular devem muito.   

A propósito: o Parque Nacional da Serra da Capivara, que existe, graças à iniciativa do ex-prefeito Gaspar Ferreira, de saudosa memória que teve o discernimento e a iniciativa de apresentar a essa arqueóloga paulista, fotografias das pinturas rupestres desse nosso rico patrimônio, até então desconhecido até para os piauienses.


Museu do Homem Americano 

por Joaquim Antonio Severino

Nenhum comentário: