sábado, 27 de agosto de 2016

O nosso melhor hospital continua sendo a ambulância




O nosso hospital volante
O Hospital Regional Senador Cândido Ferraz (HRSCF) que em tese, deveria atender uma clientela, algo em torno de 100 mil habitantes, atende mal e porcamente às populações de 20 municípios que existem no entorno do município de São Raimundo Nonato. Digo mal e porcamente, porque essa unidade hospitalar não dispõe sequer de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). 

Quando afirmo que o nosso melhor hospital continua sendo a ambulância, não se trata de força de expressão, mas de uma triste e preocupante realidade, porque o nosso hospital regional é mal aparelhado em termos de equipamentos e por não dispor de um corpo clínico com capacidade para atender procedimentos de média complexidade.

A propósito: o Hospital Regional Senador Cândido Ferraz inaugurou no estado do Piauí, a figura do médico visitante, do tipo que atende uma vez por semana e o resto do mês a população fica sem contar com um médico especialista.

Até bem pouco o HRSCF dispunha apenas de duas ambulâncias e assim mesmo em estado precário. Quando eu estive nesse hospital há dois meses, essas ambulâncias estavam sendo recuperadas em oficinas mecânicas.

Em TemPo:

No estado Piauí, a saúde pública não é uma prioridade para os nossos governantes que investem muito mais em publicidade do que na melhoria salarial dos médicos, enfermeiros, na aquisição de modernos equipamentos e no aumento do número de leitos. Os salários pagos ao pessoal da área de saúde no Piauí são aviltantes e humilhantes, o que desestimula qualquer profissional dessa área a continuar trabalhando para o governo.

Nenhum comentário: