segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Portal AZ repercute matéria sobre licitação em São Raimundo Nonato

O jornalista Walcy Moreira publicou, sob o titulo "Profecia ou malandragem? 
Menos de um mês após a deflagração da Operação Déspota, que prendeu o prefeito de Redenção do Gurguéia, Delano Oliveira, secretários, dois advogados e empresários, acusados de envolvimento em esquema de fraude em licitação, outra,  com vencedor anunciado previamente, teve seu resultado publicado pelo Diário Oficial do Estado (DOE-PI de número 13724), edição do dia 21 de julho de 2016. Antes da licitação, o jornalista Arimatéia Azevedo (Portal AZ), divulgou o nome em sua coluna de quem ganharia tal certame. Onze dias depois, o Diário Oficial publicou o que antes foi “profetizado” pelo jornalista.
Trata-se da licitação da Secretaria Estadual da Defesa Civil para a construção de quase 6 mil metros quadrados de calçamento, em bairros da cidade de São Raimundo Nonato (a 517 quilômetros de Teresina). O fato provocou reações em São Raimundo Nonato, a partir de publicações na mídia local, até porque uma das candidatas à prefeitura da cidade é mulher do titular da secretaria, o deputado Hélio Isaias.
A nota profética
Na nota da coluna, Arimatéia Azevedo escreveu que “todos os olhares dos sanraimundenses estão voltados para a licitação que a Secretaria de Defesa Civil fará hoje, para a construção de quase 6 mil metros quadrados de pavimentação em paralelepípedo em bairros de São Raimundo Nonato”.
Continua a nota: “porque só se fala que quem estiver à sombra de um umbuzeiro vai ganhar a obra”. Diz ainda: “Ah... O edital prevê o metro a R$ 128, quando no próprio Estado se paga a R$ 100”.
Onze dias depois da publicação da nota jornalística, o Diário Oficial do Estado publicou como vencedora do certame a Umbuzeiro Construções Ltda.
O assunto vem ganhando destaque em sites da região de São Raimundo Nonato, que chegam a perguntar se Arimatéia Azevedo é o Nostradamus do Piauí.
A suposta fraude na licitação da Secretaria Estadual da Defesa Civil acontece exatamente em meio a turbulência da Operação Déspota, deflagrada com o objetivo de conter fraudes em certames licitatórios. Sete dias antes, o prefeito, advogados, secretários e empresários foram apresentados algemados, como responsáveis por práticas que se assemelhariam ao mesmo esquema.
Weslley Moreira, do Portal SRN, destaca, com o título A Profecia do Umbuzeiro, matéria feita por Evandro Júnior.  o Diário Oficial do Estado que homologa o contrato entre a Secretaria de Defesa Civil e a construtora Umbuzeiro.
"Por tratar-se de assunto que dizia respeito à nossa cidade, despertou interesse de muitos, inclusive o meu. Parecia que o nobre jornalista (Arimateia Azevedo) estava lançando uma profecia. (...) Pasmém! Foi publicado no DOE/PI No 13724 de 21/07/2016, a informação de que a empresa vencedora do certame foi a Umbuzeiro Construções Ltda".
O caso foi comunicado ao promotor de Justiça Fernando Santos. Fonte: Portalaz

Nenhum comentário: