sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Renan Calheiros está indo para o enfrentamento com o Judiciário



“Abespinhado com a desenvoltura de juízes e procuradores, Renan Calheiros instalou no Senado uma comissão para fazer em 20 dias um inventário dos super salários de servidores que furam o teto remuneratório de R$ 33,7 mil por mês. O principal alvo do presidente do Congresso é a folha salarial do Judiciário e do Ministério Público Federal.” (Do blog do Josias)

Essa briga entre o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) interessa ao Brasil, porque obriga o Poder Judiciário a ser mais célere no andamento dos processos que correm na justiça contra o presidente do Senado, que recentemente humilhou um juiz federal e o ministro da Justiça ao chamá-los de juízeco e chefete de polícia.  

Com a saída de cena do ex-presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, preso pela Operação Lava Jato em Curitiba, Cunha até então tido e havido como o político mais poderoso e influente da Nova República, Renan Calheiros assumiu o protagonismo político nacional, ao pressionar indiretamente autoridades brasileiras. Para os analistas políticos, essa decisão de Renan Calheiros em mandar fazer um inventário dos super salários dos servidores do Judiciário, é em última análise, uma forma de retaliação e intimidação ao poder que poderá expurga-lo da vida pública. Contra o senador Renan Calheiros, correm na justiça mais de uma dezena de inquéritos.

Com todos esses inquéritos tramitando na justiça, daí a esse senador virar réu é um passo. Convém lembrar que o PGR Rodrigo Janot, já enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o pedido de prisão do presidente do Senado, Renan Calheiros.

A cada dia que passa a situação do senador Renan Calheiros se complica ainda mais e assim como Cunha que estava sendo visto com uma pedra no sapato do presidente Temer, o mesmo se aplica ao presidente do Senado. Vai chegar o momento em que Temer e o PMDB vão abandonar Renan Calheiros, para que o governo não seja ainda mais contaminado.   

Por Joachim Arouche

Nenhum comentário: