quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Poder Legislativo versus Poder Judiciário



Este país que já convive com uma onda de crises, para piorar ainda mais, uma situação já bastante grave, eis que uma nova crise se instala, uma crise de natureza institucional provocada pelo Senado que se negou a receber uma notificação do Poder Judiciário que comunicava o afastamento do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado.   

Para resolver esse impasse entre esses dois poderes, o STF marcou para o dia de hoje, o julgamento da liminar que determinou o afastamento do presidente do Senado, através da solicitação de um referendo feito pelo ministro do STF, Marco Aurélio Mello ao pleno da Suprema Corte, para definir o futuro do senador Renan Calheiros.  

Qualquer que seja o resultado desse referendo, a relação entre os poderes Legislativo e Judiciário não será mais o mesmo de antes desse lamentável episódio envolvendo o presidente do Senado e um ministro do STF.

Se o senador Renan Calheiros vencer ou empatar essa disputa, a imagem do STF junto à opinião pública sofrerá um desgaste muito grande. Já o Senado nem tanto, haja vista, a imagem do Poder Legislativo já está rente ao chão. Pior do que está não pode ficar.

por Simão Cirineu dos Anjos Luso Torres

Nenhum comentário: