Administrar não é para qualquer pessoa. Trata-se de um dom
e a pessoa escolhida para desempenhar essa missão precisa saber lidar com
pessoas e entender muito de psicologia para administrar egos, ambições,
idiossincrasias, contendas, disputas e interesses os mais diversos.
O verdadeiro papel do administrador é harmonizar o
ambiente, seja ele de trabalho ou de qualquer outra atividade que requeira a
presença de alguém que exerça o papel de líder, alguém com capacidade para produzir
excelentes resultados, seja numa empresa ou num órgão público.
O administrador não deve demonstrar antipatia ou simpatia explicita
por esse ou aquele servidor (empregado) de maneira a não fortalecer no grupo que
comanda sentimentos adversos e conflitantes. Se o administrador não consegue
criar um ambiente de convívio harmonioso e cooperativo, o resultado não será
bom e a imagem do administrador ficará comprometida diante da direção ou do
chefe do Poder Executivo.
O administrador para ser bem sucedido na sua missão, não
precisa impor sua vontade de maneira agressiva, arrogante, prepotente e
autoritária, bastando apenas saber demonstrar ter competência, inteligência e
conhecimento da sua área, para ser admirado e respeitado pelos seus
colaboradores.
O administrador deve ter vocação para líder, para conduzir
pessoas; alguém que assume a dianteira e os seus colaboradores o seguem quase
que institivamente. O bom administrador tem que saber ouvir e criar condições
para que o diálogo sempre exista entre ele e os seus liderados.
Administrar é fundamentalmente gerenciar, animar e
estimular o grupo para obter sempre os melhores resultados.
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