quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Água podre nos é servida



Barragem da Onça
No município de São Raimundo Nonato (PI), todo mundo consome água mineral, porque a água fornecida pela empresa Água e Esgoto do Piauí S/A (AGESPISA) fede, tem uma cor amarelada e tem alto teor de cloro, o que pode até eliminar qualquer impureza, mas não elimina o odor forte.  

Até as pessoas mais pobres residentes neste município, são obrigadas a consumir água mineral, fazendo um grande sacrifício é claro, para não correrem o risco de serem contaminadas por uma água, que nem os funcionários da própria empresa consomem.

A má qualidade da água da Barragem da Onça é atribuída ao fato de que essa barragem com mais de 30 anos de existência, nunca acumulou água suficiente para que sangrasse e a sua água fosse renovada. E porque ela não sangra? Ocorre que até mesmo quando acontece uma grande precipitação de chuva na região, essa barragem não recebe água suficiente para sangrar, porque o rio Piauí que corta esta região em quase toda sua extensão, existem pequenas barragens para uso particular.

Eu costumo dizer que na região de São Raimundo Nonato as pessoas abastadas tomam banho e escovam os dentes com água mineral. Os pobres não tomam banho e escovam os dentes com água mineral, mas usam esse liquido para beber e preparar os alimentos que consomem. Desnecessário dizer que os pobres fazem um grande sacrifício para consumirem água de boa qualidade.

O secretário de Saúde do estado do Piauí que vem sempre a passeio a este município, nunca se interessou e muito menos se manifestou a respeito desse grave problema. O mais grave de todos problemas enfrentado pela população sãoraimundense.

Não é à toa que nesta região existem duas empresas de envasamento de água. Resta saber se a ANVISA e a Agencia Nacional de Água fiscalizam essas empresas.

Nenhum comentário: