quarta-feira, 3 de maio de 2017

A certeza da impunidade reproduz violência



Violência e impunidade caminham juntas ou violência rima com impunidade. É óbvio que a violência não tem uma única causa, mas, ela toma corpo e se agiganta num ambiente onde a impunidade é a regra e não a exceção. Esse é o caso do Brasil.

A violência que acontece no estado do Rio de Janeiro em maior escala, deve-se muito a impunidade que nada mais é, que a ausência de condenação e a não permanência por muito tempo na prisão daqueles que dispõem de recursos para contratar uma banca advocatícia renomada.

A impunidade que sempre esteve entranhada em nossa história, hoje assume proporções assustadoras e preocupantes, porque nós os brasileiros temos hoje plena certeza de que impunidade gera violência, uma vez o delinquente confia no poder do dinheiro para se livrar da prisão e com base nessa certeza, ele passa a praticar mais crimes e a não temer a justiça.

O maior exemplo da reincidência na transgressão ou na transgressão continuada são os mensaleiros que julgados e condenados pela justiça, voltaram a praticar crimes como os do Petrolão.

Nenhum comentário: