terça-feira, 30 de maio de 2017

Economia portuguesa apresenta um crescimento moderado

A taxa de desemprego em Portugal, durante o mês de abril manteve-se nos 9,8%, a mesma taxa de  março. De acordo com uma estimativa rápida divulgada esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), esta é a taxa mais baixa desde fevereiro de 2009. Em Bruxelas, o comissário europeu dos Assuntos Econômicos considerou que o desempenho econômico de Portugal, que já resultou na saída do Procedimento por Déficit Excessivo, merece também uma avaliação mais positiva por parte das agências de notação financeira.

“Quando o desempenho macroeconómico melhora, e é esse o caso, e quando as finanças públicas estão mais em ordem, mesmo que subsistam problemas de dívida que não podem ser subestimados, então não será ilógico que aqueles que avaliam a economia portuguesa se deem conta de que os riscos não podem ser olhados hoje com os óculos de ontem”, lembrou Pierre Moscovici.

O comissário europeu respondeu desta forma a uma questão do eurodeputado socialista Pedro Silva Pereira, sobre se Portugal poderia esperar uma subida do ‘rating’ após ter saído do Procedimento por Défice Excessivo…mas deixou claro que “não cabe à Comissão Europeia falar diretamente com as agências de classificação de risco”. Com Euronews
Postar um comentário