segunda-feira, 25 de setembro de 2017

O sexo continua sendo risco de vida



Com o advento da AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, o sexo passou a ser risco de vida, pois, ocorre que numa relação sexual, sem que sejam observados os devidos cuidados de proteção, a chance de um dos parceiros ser contaminado é muito grande.

A revolução sexual ou liberação sexual foi uma perspectiva social que desafiou os códigos tradicionais de comportamentos relacionados à sexualidade humana e aos relacionamentos interpessoais. 

A primeira revolução sexual deu-se na segunda metade do século XX, mais precisamente na década de 60, com o aparecimento da pílula anticoncepcional, que evita a gravidez indesejada. Isso favoreceu a liberação sexual de homens e mulheres. Essa nova perspectiva, para usar uma gíria ainda em voga, liberou geral, com tudo sendo permitido na prática ou ato sexual. Ai surgiu no caminho da revolução sexual, uma pedra, o aparecimento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), que fez a relação sexual retroagir, de modo a criar na população mundial, um medo e um pavor generalizado da prática da relação sexual, que por qualquer descuido, poderia levar o homem ou a mulher a serem contaminados e a terem uma morte prematura, uma vez que essa doença nos primórdios era uma sentença de morte.   

Com o avanço dos medicamentos antirretrovirais surgidos na década de 80, que representa não a cura da AIDS, mas, eles dão mais resistência ao organismo, o que aumenta a perspectiva de vida da pessoa infectada pelo vírus da AIDS e a consequente redução do número de mortes em consequência da contaminação, houve um tipo de relaxamento ou a diminuição da preocupação com a contaminação. As últimas pesquisas apontam um significativo aumento de pessoas infectadas por esse vírus, como se a humanidade tivesse baixado a guarda, uma expressão que significa deixar de defender-se e proteger-se.

Essa doença que logo que surgiu, era atribuída aos homossexuais, hoje generalizou-se e ninguém está a salvo dessa terrível doença que já foi considerada o mal do século.

Nenhum comentário: