“Ensina a criança o caminho
que ela deve seguir; mesmo quando envelhecer, dele não se desviará.” (Prov.
22:6)
A Educação
para o Trânsito, já deveria constar do nosso
currículo escolar como disciplina obrigatória.
Como material pedagógico. Isso ajudaria muito na disciplina do transito. Mas,
isso não impede que no ambiente doméstico as crianças desde a mais tenra idade
recebam dos pais, ensinamentos de como a criança deve se conduzir num transito
organizado ou não.
O transito
na sede do município de São Raimundo Nonato é o mais confuso, o mais perigoso e
o mais indisciplinado de todo o estado do Piauí. A começar pelo estacionamento
dos veículos em mão dupla. A propósito: não existe qualquer preceito no
Código de Transito Brasileiro (CTB) que proíba, em vias de mão única, o
estacionamento de veículos no lado esquerdo da via, mas esse procedimento acaba
criando transtorno para o fluxo do transito. Por isso, é aconselhável que o
condutor de veículo colabore não estacionando o seu veículo em mão dupla. Isso
já é uma atitude cidadã.
Mesmo que a prefeitura não disponha de um departamento de
transito, mas, só o ato desse órgão público sinalizar vertical e
horizontalmente o transito com semáforos, faixas e invista na educação para o
transito, a redução dos acidentes de trânsito já se farão sentir num curto
espaço de tempo. Quiçá, a educação para o transito produza muito mais
resultados do que a própria presença do guarda de transito nas ruas.
Estatísticas de mortes e acidentes no trânsito nos assombram todos os
dias. Isso em todos os lugares do Brasil. Acreditamos que a educação pode mudar
isso ou, ao menos, amenizar, estes números. Apesar dos programas educativos
promovidos pelos órgãos responsáveis pelo controle do trânsito, a impressão que
temos é a de que o comportamento de significativa parcela dos motoristas
brasileiros no volante não prima pela cortesia, civilidade e respeito às normas
de tráfego.
Em tempo:
O projeto de Lei de 2017 de autoria Do Sr. Deputado Alfredo Nascimento PR/AM
Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e
Bases da Educação –LDB), para incluir a educação para o trânsito como tema
transversal dos currículos da educação básica.
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