quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Imagens de um bom inverno


O inverno (estação chuvosa para os nordestinos) do ano passado, foi muito bom. A Barragem Petrônio Portella, a principal barragem do município de São Raimundo Nonato e uma das maiores do estado do Piauí, que ao final do ano de 2017, acumulava apenas 5% da sua capacidade de armazenamento de água ao final do inverno de 2018, registrou um aumento de quase 70% de água acumulada nesse reservatório.

Neste ano, a precipitação de chuva tem sido muito baixa nesta região do semiárido piauiense, o que significa dizer que a Barragem Petrônio Portella não vem recebendo água dos riachos, açudes e de barragens menores. Até aqui não foi registrado nenhum aumento no armazenamento de água na Barragem Petrônio Portella, mais conhecida como Barragem da Onça.   

Os agricultores desta região não alimentam mais a esperança de que chova com regularidade e o suficiente para que eles possam plantar e colher. Nesta região com o aumento da estiagem, só os grandes agricultores que reúnem condições para trabalhar uma agricultura irrigada - podem produzir. Só os grandes produtores podem alimentar o sonho de plantar e colher.

Mesmo que ocorra uma grande precipitação de chuvas nos meses de fevereiro e março, poucos agricultores terão condições de produzir em escala comercial.

O serviço de meteorologia que nos EUA é de uma eficiência admirável, porque capaz de prevê com muita antecedência o mês em que irá chover e estimar a intensidade das chuvas. Se serão chuvas moderadas (de 5,1 a 25 mm), forte (de 25,1 a 50 mm) ou muito fortes (e a partir de 50 mm), no Brasil é de uma ineficiência palmar.  

Imagens do inverno de 2018



Siga os blogs DiárioHomemAmericano e Dom Severino no Twitter, no Facebook e no Google.

Nenhum comentário: