quarta-feira, 8 de julho de 2020

Portugal aposta no hidrogênio como fonte de energia renovável


Portugal é um dos países da União Europeia mais interessados em apostar no hidrogênio como fonte de energia renovável para uma transição climática bem-sucedida.

A Comissão Europeia apresentou a sua estratégia, quarta-feira, aconselhando os governos dos 27 países a investirem para que o bloco atinja um milhão de toneladas de hidrogênio renovável até 2024.

"Precisamos de ter uma definição clara do que deve ser considerado hidrogénio ecológico e realmente renovável. Isso é muito importante porque o hidrogénio deve ser encarado como uma das chaves para diminuir as emissões de dióxido de carbono na produção de energia, incluindo a usada nas indústrias intensivas, como por exemplo, a de produção de aço", disse Claudia Gamon, eurodeputada liberal austríaca, em enrevista à euronews. 

"Não haverá grande alternativa ao hidrogênio se realmente se quiser tornar a economia mais ecológica. Temos de nos assegurar que a sua producão é mesmo ambientalmente sustentável, através de padrões claros", acrescentou. 

O hidrogênio pode ser obtido a partir de energia fóssil ou renovável, como por exemplo a solar, que vai ser a aposta de Portugal para a sua nova central projetada para Sines.
Os ambientalistas estão preocupados com algumas parcerias feitas pela Comissão Europeia, nomeadamente com a Aliança Europeia para o Hidrogênio. Com euronews

Nenhum comentário: