Quando ligo a televisão e me deparo com a triste notícia, dando conta de que o município de Timon, localizado no Estado do Maranhão está entre os municípios brasileiros onde vem se registrando nos últimos anos o maior número de mortes de jovens por assassinato, passo logo a investigar o porquê dessa violência - que atinge um número tão grande de jovens timonenses -, e sem muito esforço, chego logo à seguinte conclusão: tudo isso se deve a uma série de fatores que começa pela corrupção generalizada, que viceja nesse que é o terceiro município do Estado do Maranhão em população.
Outro fator que contribui sobremaneira, para que Timon alcance índices tão elevados de violência é a falta de perspectiva do jovem que nasce nesse município, que sem ter o que fazer é facilmente atraído pelo braço longo da contravenção e movido por um sentimento de revolta e frustração - que dele se apossa ao se sentir privado de qualquer oportunidade oferecida pelo poder público para que possa ascender socialmente; isso fazendo com que os jovens que nascem nessa terra se sintam revoltados e acabem descarregando toda a sua adrenalina, da maneira a mais irracional e absurda possível. É óbvio, que esse jovem não tem culpa pelo destino que lhe está sendo oferecido.
O município de Timon está entre os líderes, no ranking das cidades brasileiras com maior número de adolescentes vítimas de homicídio. É o que revela uma pesquisa feita em cidades com mais de cem mil habitantes. A realidade desses jovens é triste. Sem dinheiro, eles não têm qualquer esperança de dias melhores. Pelo menos é o que indica o estudo. O desemprego dos pais e facilidade com que adolescentes encontram ao conseguir dinheiro no tráfico de drogas tornam a situação ainda mais grave.
Também não podemos esquecer, que o município de Timon tem todo um histórico e uma tradição de violência. A cidade de Timon que já foi cognominada de Baixada Fluminense, numa clara alusão - a uma das regiões mais violentas do Brasil e quiçá do mundo. Já houve um tempo em Timon, que segundo se comenta, tinha até agenciadores de pistoleiros e falava-se muito da existência até, de quadrilhas de assaltantes de caminhoneiros.
Convém também lembrar, que esse município pertence a um Estado que disputa o campeonato brasileiro do crime (CBC), hoje liderado pelos estados do Espírito Santo, Alagoas, Pernambuco e Bahia. O Estado do Piauí, por uma estranha coincidência do destino faz divisa com o Estado do Maranhão e já aparece bem colocado, no ranking desse campeonato de horror.
E tem mais um detalhe: em Timon a violência é generalizada, o que significa dizer que ninguém está a salvo da onda de violência que assola esse município maranhense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário