Precisamos discutir sobre a inutilidade do nosso parlamento, seja ele municipal, estadual ou federal, assim como inútil é a figura do vice-prefeito, do vice-governador ou do vice-presidente da república.
Tanto o Poder Legislativo, como o cargo de vice não passam de verdadeiros cabides de empregos, porque eles não servem absolutamente para nada. No caso específico do vereador do que trata essencialmente este texto, a maioria dos vereadores são semianalfabetos, o que significa dizer em última análise que os “nossos” representantes na Câmara Municipal, desconhecem a verdadeira função e o papel do vereador numa democracia representativa - que é o exercício do poder político pela população eleitoral feita de maneira indireta (ao contrário da democracia direta), mas através de seus representantes, por si designados, com mandato para atuar em seu nome e por sua autoridade, isto é, legitimados pela soberania popular.
Quando nós elegemos um vereador, nós lhe outorgamos o direito de nos representar no parlamento, o que significa defender os direitos do cidadão-eleitor na forma de fiscalização das ações do chefe do Poder Executivo. Mas, não é isso o que vemos: vereador no Brasil profundo e nos grotões não passa de um serviçal melhorado do prefeito. Com muitos deles se submetendo ao triste papel de carregador de malas do prefeito. Em suma: a Câmara Municipal como conhecemos não passa de um puxadinho, uma extensão do Poder Executivo.
O mundo no meio de uma tempestade perfeita
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o mundo em 2021 experimentará uma crise humanitária e econômica pior do que a experimentada no pós Segunda Guerra Mundial. Com uma onda de crises que sucedem, como a da pandemia, a recessão econômica, o aumento do número de refugiados nas Europa e nos EUA e as mudanças climáticas podemos afirmar que o mundo está vivendo uma tempestade perfeita. Para onde o ser humano se vira, ele se depara com problemas que estão acima da sua possibilidade de resolve-los.
Mega turbina está sendo transportada no Maranhão
O deslocamento de uma mega turbina, que está sendo transportada do Porto do Itaqui até o município de Santo Antônio dos Lopes, a 300 quilômetros de São Luís, começou 06h e 08h da manhã da última sexta-feira (27). Por conta dessa operação, o tráfego de veículos em trechos das BRs 135 e 316 estarão prejudicados, exigindo paciência dos motoristas. Mesmo sendo transportada numa rodovia duplicada.
De acordo com o planejamento logístico, a carga gigante, de mais 100 metros de comprimento e peso superior a 350 toneladas, atingiu o trecho principal da BR-135 (no km 12 na localidade Ananandiba/ Pedrinhas) por volta das 09h, o que provocou lentidão no trânsito, no sentido crescente da via (capital para o interior do estado), visto que a velocidade média do conjunto transportador é de 7 km/h. Essa turbina vai ser instalada na Usina Termoelétrica do município de Santo Antônio dos Lopes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário