sexta-feira, 31 de julho de 2009

Sarney encurralado vai exercer todo o seu poder de pressão

A situação de Lula, não é uma situação confortável, porque se ele continuar apoiando Sarney, corre o sério risco do povo brasileiro se voltar contra ele, e essa sua imensa popularidade, pode de uma hora para outra, evaporar-se. Se ele ameaça abandonar Sarney a sua própria sorte, os tambores e as magias do Maranhão, poderão se voltar contra ele na forma de revelações, que só quem é uma testemunha ocular dos fatos políticos dos últimos 50 anos e agente da cena política brasileira durante todo esse tempo, pode fazer.

O presidente Lula ao saber do resultado das últimas pesquisas, consciente do perigo que anda rondando o Palácio do Planalto, resolveu apostar naquilo que representa um risco menor para o seu projeto político, ou seja, descolar a sua imagem da do presidente do Senado. É um risco menor, mas é um risco considerável, que só quem não dispõe de outra alternativa, se arriscaria correr.

O Brasil inteiro acompanha atentamente o desenrolar desse triste episódio, que envolve diretamente o presidente do Senado, José Sarney, um político que embora sendo apontado como principal responsável pela triste situação em que se encontra o Estado do Maranhão (um Estado que registra os piores indicadores sociais do país), mas que mesmo assim, ainda era muito respeitado e a sua opinião sempre ouvida, sobretudo nos momentos mais graves da vida nacional.

Mas hoje, como toda essa onda de denúncia que envolve o Senado e o seu presidente, o Brasil de uma hora para outra passou a conhecer mais profundamente esse político astuto, sagaz e como uma sede de poder, ilimitada.

O momento que a nação brasileira está vivendo é de extrema gravidade, mas ele poderá parir outro momento, do qual emergirá uma nova nação, edificada sobre novos princípios éticos e morais e baseada nesse tripé: moralidade, seriedade e confiabilidade. É isso que o povo brasileiro espera e confia.

Sarney encurralado vai exercer todo o seu poder de pressão, se é que ainda tem. Agora não é bom pagar para ver. Mas vale a pena qualquer sacrifício numa hora como essa, pelo bem pelo bem da Nação. Todo político tem o seu dia de Antonio Carlos Magalhães (ACM).

Nenhum comentário: