O carnaval realmente é uma das paixões do Brasileiro, e mais um carnaval se foi e ficaram as lembranças de coisas boas, vitórias e derrotas, dentre os carnavais um dos mais empolgantes é sem dúvida o das Escolas de Samba, tem em todo o país, mas, é óbvio que Rio de Janeiro e São Paulo estão sempre em evidência, este artigo me faz remontar a história de alguns anos atrás, aportava na ilha, o maranhense Joãozinho Trinta (foto - ao lado do pintor goiano Siron Franco) , considerado o mestre dos carnavalescos, que na época já revolucionava o carnaval carioca, mais queria algo mais para a sua visão futurista, esteve no festival de Parintins, se encantou com o que viu, e com a arte parintinense, e levou alguns artistas para as escolas de samba, desde então, o carnaval carioca começou a viver uma nova era. Começava a saga dos parintinenses para transformar esculturas estáticas, em formas gigantescas e sem falsa modéstia com movimentos e plástica quase que perfeitos, a ponto de estabelecerem uma marca no carnaval carioca e paulista , só para lembrar os carnavais da Beija – Flor, Grande Rio, Portela e Vila Maria, Vai Vai, Pérola Negra, Mocidade Alegre , é bem verdade que hoje quase todas as escolas se utilizam da Engenharia cabocla, e aqueles que ainda são conservadores e resistentes a não dispor dessa arte, tem tido colocações muito abaixo do esperado. Como diria Maurício Kubrusly comentarista de carnaval Felizmente vazou para o Brasil a arte de Parintins, é preciso aprender muito com eles ou o renomado sambista Arlindo Cruz que disse: Eles vieram pra ficar, e nesses meses pré carnaval, vão - se grandes artistas e ainda ficam outros tantos para fazer o carnaval de Manaus e o nosso Carnailha que com tanta criatividade e alegria está se tornando em , um dos grandes carnavais do Brasil guardem isso, a arte parintintin cada vez mais se consolida no carnaval, e já dispõe de dois carnavalescos em São Paulo, e no Rio penso que caminha para isso, claro que com muita humildade, e todos temos que ser gratos, por exemplo, a Ir. Miguel de Pascuale, esse italiano que iluminado por DEUS ajudou tanta gente, inclusive com muita honra, eu tive oportunidade de aprender um pouco com ele, também Jair Mendes, por esses dois passaram todos aqueles que gostam de arte por aqui, e que não são poucos, e outros são autodidata, afinal, Parintins é essa alquimia que está levando magia e arte do meio da floresta para o Brasil e o mundo, pois, criar e recriar sonhos faz bem para a vida e a sensibilidade do ser Humano. E assim essa terra, vai fazendo da arte sua história. (Parintins.com)
Em TemPo:
A influência cultural do Maranhão na cultura amazonense se dá através do Bumba Meu Boi . Segundo os mais velhos, o menino Lindolfo Monteverde sonhou com um boi de pano que dançavam nas noites de São João usando as cores branca e vermelha, após ouvir as histórias de sua avó maranhense, estado onde já existia a tradicional festa. Em 13 de junho de 1913, o menino de 11 anos começou a brincadeira construindo o boi com curuatá, uma espécie de palmeira.
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