terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Navios de grande porte em fila no sistema portuário de SL


A lista tem graneleiros e petroleiros e o Berge Sthal, ainda o maior do mundo, continua sendo o destaque

O Complexo Portuário de São Luís (CPSL), que integra os portos do Itaqui e da Alumar, além do Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM/Vale), tem programado para este mês operações de carga/descarga de vários navios de grande porte, entre eles o Berge Stahl, com 355 mil toneladas (t) de capacidade de carga. As estatísticas apontam para uma movimentação intensa de cargueiros neste período, uma vez que já foram registradas 40 atracações de navios mercantes nos primeiros dez dias deste mês.

De acordo com dados da empresa de praticagem Pratimar, que monitora diariamente a movimentação de navios no sistema portuário e na Baía de São Marcos, até ontem, 40 navios concluíram operações no CPSL. Foram 17 embarcações no TPPM, 16 no Porto do Itaqui e sete no Porto da Alumar.

No caso do Berge Stahl, segundo os sítios eletrônicos da Pratimar e Marine Traffic, o cargueiro chegou na madrugada de ontem à Baía de São Marcos. O navio está programado para atracar no Píer I, provavelmente no dia 23 deste mês.

Até a manhã desta quarta-feira, 10, outro gigante dos mares, o Guofeng Enterprise, estava em operação no Píer I da Vale, com capacidade de carga de 257 mil/t. Os demais navios em operação no TPPM eram: Norfolk (155,1 mil/t), no Píer III/Norte, e o Cape Riveira (176,4 mil/t) no Píer III/Sul.

Na Baía de São Marcos, segundo o relatório da Pratimar, os maiores navios fundeados são: He Li (291,3 mil/t), Shinwa-Maru (292,5 mil/t), Costo Ansteel (270 mil/t), Gaia Celeris (225 mil/t) e Rebekka N (220 mil/t), todos programados para operar no TPPM.
 

Estão com chegada prevista para até o fim deste mês os navios: Ore Sudbury (250 mil/t), Hugo N (291,4 mil/t), Paradise N (318,7 mil/t), Sinoglory (260 mil/t), Stellar Eagle (250 mil/t), Stellar Fair (235 mil/t) e Berge Elbrus (260 mil/t).

Mais - Como comparativo, no caso do Porto do Itaqui, os maiores navios em operação, nesta quarta, eram: Elka Sirius, com 45,4 mil/t de porte bruto, carregando 33 mil/t de derivados de petróleo; Algarve, com 36 mil/t de porte bruto, descarregando 9,8 mi toneladas de fertilizante; e Torm Aslaug, com 50 mil/t de porte bruto, descarregando 45 mil/t de derivados de petróleo. (blog Maranhão Maravilha)


siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: