domingo, 13 de fevereiro de 2011

"O Brasil não é maduro para ser um ator global"

Telegramas enviados a Washington entre 2004 e fevereiro de 2010, vazados pelo Wikileaks, mostram que a diplomacia americana considera que o Brasil não é "maduro" para ser um ator global e precisa ser "encorajado" pelos EUA a assumir responsabilidades e "confrontar" outros países, se necessário. As avaliações foram feitas em reação à campanha brasileira por uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Para o ex-embaixador Clifford Sobel, a escolha de caças americanos na concorrência para a nova frota da Força Aérea Brasileira poderia ajudar o Brasil na busca pela cadeira no Conselho. "Uma oferta bem-sucedida da Boeing para vender os F-18 ao Brasil tem o potencial de fortalecer essa parceria (com os EUA) de modo inédito", escreve. A ampliação do Conselho voltou à tona há dois meses, quando o presidente americano Barack Obama, apoiou a candidatura da Índia. O tema marcou a relação entre os governos de Lula e de George W. Bush, entre 2003 e 2010, quando o assunto era sempre abordado pelos brasileiros nos telegramas.

Reino Unido ainda não decidiu sobre extradição do fundador do Wikileaks

Julien Assange vai ter de esperar até ao próximo dia 24 para saber se vai ou não ser extraditado para a Suécia. O Reino Unido está analisando o pedido de extradição do fundador do site WikiLeaks num caso onde estaria envolvido em uma violação sexual. 

A decisão é esperada para o próximo dia 24. No entanto, ambas as partes têm ainda várias possibilidades de recurso.

Os advogados do australiano ainda tentaram adiar a audiência desta sexta-feira, em Londres.

Alegavam que o fato das autoridades suecas terem declarado Assange como “inimigo público número um” não lhe permitia um julgamento justo, na Suécia, onde a justiça o quer ouvir.

No entanto, o juiz Howard Riddle recusou adiar a audiência, a terceira desta semana, e última antes da decisão. (Portal Terra e blog Dom Severino)

siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: