A inflação assusta e preocupa a todos nós, por isso uma luta comum.
A presidente da república Dilma Rousseff, tem plena consciência da disparada dos preços e da volta da inflação, e para combatê-la vem mobilizando toda a sua área econômica que vem adotando medidas, que visam frear uma inflação renitente, que tem como causas principais, a procura maior por bens e serviços, devido o aquecimento da economia.
E para desaquecer a economia, o governo vem usando uma arma que por quase duas décadas se revelou muito eficiente, que foi a elevação dos juros (que hoje já gira em torno de 12%), mas que no presente momento vem se revelado impotente. Outra medida adotada, mas também sem resultado positivo, foi conter a oferta de crédito ao consumidor.
O aumento dos preços das mercadorias, que estão sendo puxados pelo aumento dos derivados de petróleo, alimenta um processo inflacionário que a cada dia se apresenta mais resistente às medidas já adotadas até aqui pelo governo federal.
A inflação é um processo de elevação de preços que ocorre sempre que há procura maior do que a capacidade de uma economia produzir determinado bem ou serviço. Em resumo: a inflação pode ser de oferta – quando há escassez de produto – ou de demanda – quando a procura é maior do que a quantidade ofertada. No Brasil, vivemos atualmente um período de inflação de demanda, haja vista que o aquecimento econômico deixou as pessoas com maior poder aquisitivo, o que expandiu o consumo, ao mesmo tempo em que a produção não conseguiu acompanhar este crescimento.
As autoridades da área econômica, Guido Mantega (Fazenda) Tombini (Banco Central) e a própria presidente da república, estão envidando todos os esforços no sentido de combater o dragão da inflação, mas o povo também tem que fazer a sua parte, reduzindo consumo de combustíveis e pesquisando preços. Isso é urgente!
siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino
siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário:
Postar um comentário