terça-feira, 26 de abril de 2011

Educar para o transito é urgente

Com as nossas cidades sendo cada vez mais ocupado por veículos, o homem para conviver com as máquinas, necessita de conhecimentos básicos, de como se conduzir, obedecendo as leis, as normas e os regulamentos de transito; que permitem ao homem transitar por entre carros sem ser molestado. 

A educação para o transito já deveria ter sido incluída no currículo escolar pelo ministério da Educação, como matéria obrigatória, desde o ensino fundamental, para que as crianças desde muito cedo aprendam a como se conduzir no transito.

O que é Trânsito?
Trânsito é o conjunto de deslocamentos diários de pessoas pelas calçadas e vias; é a movimentação geral de pedestres e de diferentes tipos de veículos. O trânsito ocorre em espaço público e reflete o movimento de múltiplos interesses, atendendo às necessidades de trabalho, saúde, lazer e outros, muitas vezes conflitantes. Para garantir o equilíbrio entre esses interesses coletivos é que se estabelecem acordos sociais, sob formas de regras, normas e sinais que, sistematizados, formam as leis.

Educação para o transito como tema transversal

Em sala de aula, o tema trânsito pode ser trabalhado em todas as disciplinas, tanto como tema principal, como também para ilustrar os demais conteúdos, sem anular a importância do curriculum escolar. O objetivo é ampliar o entendimento dos alunos para o exercício da cidadania nas vias públicas e fazer com que eles levem os conhecimentos adquiridos na escola, para dentro de suas casas de forma que esta ação ganhe significado na medida em que a qualidade de suas vidas e da comunidade mude para melhor.

Uma educação que desperte na criança uma consciência ecológica

Essa educação que proponho, deve também despertar no estudante uma consciência ecológica, que passa pela utilização de veículos menos poluente e até daqueles que não poluem, como a bicicleta.  

siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: