terça-feira, 15 de outubro de 2019

Só a educação é capaz de resgatar e salvar o ser humano



Se você fracassar na educação de seus filhos, nada que fizer bem terá muita importância”. (Jacqueline Kennedy)

Somente a educação pode salvar o mundo”. A frase tem ares de clichê, a ideia parece batida e, certamente, aqueles que se preocupam com os rumos do planeta já pensaram nisso. No entanto, a substituição da palavra ‘transformar’ por ‘salvar’ é o toque de mestre do psiquiatra chileno Claudio Naranjo).

Sem educação, seja ela formal ou não, o homem não é um cidadão. Cidadania que é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transformá-lo.

O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação com gente capaz de pensar”. (Filósofo José Arthur Giannotti). Pensar é fundamental para que o homem consiga ter uma consciência crítica e formar uma massa crítica que lhe permita intervir no processo de construção de uma nação e na formação do cidadão.  

A pessoa pobre e sem uma boa educação - é duplamente invisível aos olhos da sociedade. Com uma boa educação, que a pessoa pobre só consegue com muito sacrifício e esforço dos seus pais, o excluído consegue superar sua pobreza material e ascender socialmente e crescer economicamente. Mas, só consegue essa superação quem tem pais que acreditam e apostam em educação como uma força transformadora e capaz de ajudar na promoção social e intelectual do indivíduo.

O governante que tem bons propósitos e é comprometido com a construção de um mundo melhor para todos, elege como prioridade absoluta a educação pública, porque sem investimento nesse importante setor, a sociedade cresce desnivelada.

A educação pública de boa qualidade é inclusiva e ajuda a diminuir a desigualdade e a disparidade social.  

Nenhum comentário: