quarta-feira, 20 de julho de 2022

Sintonia Fina

 

Precisamos entulhar às nossas áreas pobres de serviços públicos e políticas públicas

 

Só com políticas públicas efetivas é que se combate efetivamente à miséria e a pobreza. Políticas públicas que são processos de conversão de intenções políticas em conseqüências sobre determinados grupos sociais. Conjunto de práticas e de normas que emanam de um ou vários atores públicos (formas de intervenção, regulamentação, provisão, prestação de serviços).

Políticas públicas são várias: Educação, trabalho, lazer e Esporte e segurança. Políticas Públicas em Educação consiste em programas ou ações elaboradas em âmbito governativo que auxiliam na efetivação dos direitos previstos na Constituição Federal; um dos seus objetivos é colocar em prática medidas que garantam o acesso à Educação para todos os cidadãos.

Políticas públicas de trabalho, emprego e renda abrange as políticas de apoio ao desempregado, como o seguro-desemprego e o abono salarial; as políticas de qualificação profissional e de intermediação de mão de obra; as políticas de microcrédito; as políticas voltadas para a economia popular solidária.

As políticas públicas de esporte e lazer são medidas preventivas que visam evitar evitar o estresse, o adoecimento da população e são acessíveis a qualquer cidadão. Esse é um dos fundamentos da chamada atenção básica ou primária.

A Política Pública de Segurança é um serviço público, baseado na prevenção e na repressão qualificada, com respeito à equidade, à dignidade humana e guiado pelo respeito aos Direitos Humanos e ao Estado democrático de Direito.

Sem essas políticas públicas que propomos, tudo resultará inutil, porque as ações governamentais não chegam onde deveriam. 

Educação e boas maneiras se aprende em casa

A educação e as boas maneiras de convivio social devem começar no ambiente doméstico. A partir da mais tenra infância os pais devem educar e admoestar seus filhos.

A educação e boas maneiras na convivência social ou meio social se aprende em casa. Quando o ambientee doméstico não propicia uma educação e a transmissão de conhecimento de maneira pelo menos razoável, é ai que entra o estado que ao identificar a impossibilidade e a deficiência do ambiente doméstico em educar, o estado assume um papel que deveria ser inicialmente dos pais. Nesse caso especifico, o professor deve se incubir da educação não informal e da transmissão de conhecimentos que ajudam na formação cidadã e moral da pesssoa humana.

É evidente que quem não sabe ou não tem o conheicmento necessário para educar os seus filhos, não pode ser responsabilizado por não saber educar e admoestar seus filhos.

É claro que a educação que começa no lar é possível, especialmente para os pais bem preparados intelectualmente e que dispoem de meios para obterem uma boa formação educacional formal que ajuda muito na hora de educar os filhos. Costumamos usar uma expressão que traduz tudo isso que foi dito antes: “Casa de pai, escola dos filhos”. O que quer dizer que os filhos copiam, imitam e reproduzem as atitudes e o comportamento dos seus pais. Se só o fato dos filhos compiarem e imitarem as atitudes e o comportamento dos seus pais, já representa um bom começo, isso se torna mais importante ainda, quando os pais tem a preocupação de educar seus filhos para o mundo e o convívio social. 

Mudo de assunto

Até aqui às adesões à pré-candidatura de Rafael Fonteles são maiores e mais significativas

Nesta fase pré-campanha eleitoral no estado do Piauí, as duas maiores forças da política piauiense na atualidade, travam uma grande batalha que é conquistar novas adesões. Nesse aspecto,  jornalistas e cientistas políticos são quase unanimes em afirmar que a pré-candidatura petista vem levando vantage bastante signficativa. Sucede que a pré-candidatura do economista Rafael Fonteles, conta o apoio e a força de persuasão do governo do estado que está sob o comando da gvoernadora petista, Regina Sousa.

 A turma coligação PP/União Brasil contra argumentam, citando a adesão do empresário João Vicente Claudino. O apoio de JVC do ponto de vista de recursos financeiros é muito importante pra essa coligação, mas se comparado à rejeição do piauiense ao grupo eeconômico Claudino, o apoio desse grupo econômico acaba sendo negativo.

O pensamenrto vivo de Darcy Ribeiro

Qual a tese principal de Darcy Ribeiro? Num estudo, ele defendeu a miscigenação como fator preponderante da diversidade que caracteriza o Brasil. Essa fusão biológica e cultural teria se iniciado logo que os primeiros portugueses desembarcaram na América, e a gestação étnica do brasileiro se prolongou por todo o período colonial (1530 – 1815).

Nenhum comentário: