Ribamar Cunha
Em construção em São Luís, na Avenida Daniel de La Touche, o Shopping da Ilha é um dos sete projetos neste segmento que o grupo maranhense Sá Cavalcante está investindo nos próximos anos, alcançando o valor global de R$ 1,8 bilhão. No caso do empreendimento maranhense, os investimentos totais chegam a R$ 260 milhões, sendo R$ 180 milhões diretos da empresa e R$ 80 milhões de lojistas.
Subeditor de Economia
Em construção em São Luís, na Avenida Daniel de La Touche, o Shopping da Ilha é um dos sete projetos neste segmento que o grupo maranhense Sá Cavalcante está investindo nos próximos anos, alcançando o valor global de R$ 1,8 bilhão. No caso do empreendimento maranhense, os investimentos totais chegam a R$ 260 milhões, sendo R$ 180 milhões diretos da empresa e R$ 80 milhões de lojistas.
O Maranhão é um dos focos principais dos investimentos do grupo Sá Cavalcante no país. Além de shopping, a empresa aposta na área de incorporação imobiliária na capital maranhense, onde já iniciou projetos comerciais e residenciais e tem outros programados para entrega até 2014.
De acordo com o presidente do grupo, Walter de Sá Cavalcante, as obras do Shopping da Ilha, no Maranhão Novo, estão dentro do cronograma estabelecido. Ele informou que a entrega das lojas âncoras acontecerá em agosto deste ano e das demais lojas em setembro. A inauguração do empreendimento ocorrerá em novembro, coincidindo com o início do aquecimento das vendas no período natalino.
“Geralmente os shoppings são inaugurados nos meses de março ou outubro, próximos de datas fortes para o varejo como os dias das Mães, dos Namorados e Natal”, observou Walter de Sá Cavalcante, ao informar que 100% das lojas âncoras e mega lojas e 92% das lojas satélites já estão vendidas.
Mix de lojas - Integrarão o mix de lojas âncoras do Shopping da Ilha a C&A, Riachuelo, Marisa, Renner, Americanas, Etna, Centauro e Mateus Hipermercado. Entre as mega lojas, a Ri Happy, Insinuante e Polishop.
Somente na fase de obras, o empreendimento cria 800 empregos diretos, e garantirá mais 3.000 postos de trabalho diretos e 12.000 indiretos após a inauguração. O aumento na arrecadação de impostos, resultado das vendas do futuro shopping, é estimado em R$ 500 mil por ano.
Toda a energia elétrica a ser consumida pelo shopping terá como fontes Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH's), eólico, solar, entre outras. Ainda como parte das ações sustentáveis o empreendimento fará o aproveitamento de água de chuvas, terá estação de tratamento de esgotos sanitários, vidros de baixa transferência de irradiação e equipamentos e luminárias de baixo consumo de energia.
Diferencial – Segundo Walter de Sá Cavalcante, o diferencial do Shopping da Ilha é a agregação de edifícios corporativos e residenciais ao lado empreendimento. O complexo multiuso que será instalado numa área de 170 mil metros quadrados reunirá 330 lojas, distribuídas em quatro pisos, 2.880 apartamentos e 1.600 salas comerciais.
O shopping terá área de estacionamento (coberto e aberto) com capacidade para 2 mil vagas, além de praça de alimentação com 28 lojas e 1.200 lugares. A população de São Luís terá ainda como opção de entretenimento um complexo com modernas salas de cinema Stadium, além de área de lazer com jogos eletrônicos.
Além de São Luís, o grupo Sá Cavalcanti está construindo um novo shopping em Vila Velha (ES), onde já tem um em operação, também previsto para inaugurar este ano. Para 2012, está projetada a entrega de outros dois empreendimentos – um em Cariacica (ES) e outro em São Paulo, e no ano seguinte em Teresina (PI) e no Rio de Janeiro.
Mais
Medidas mitigadoras de impacto na vizinhança ao Shopping da Ilha: construção da rua Cristalina, incluindo pavimentação e drenagem; arborização dos canteiros e estacionamento; utilização de pavimento inter travado na pavimentação das vias; aumento da percolação natural da água de chuva para o solo; fornecimento de água para a comunidade da Vila Cristalina; guarda em viveiro e replantio de babaçus nas áreas públicas do empreendimento; projeto social do Comitê para Democratização da Informática (CDI) para as comunidades vizinhas; obra do desvio de drenagem na avenida Daniel de La Touche, retirando o lançamento das águas servidas e de chuvas, antes diretamente lançadas no terreno e na comunidade da Vila Cristalina.
Números
R$ 260 mi É o investimento total no Shopping da Ilha
330 É o número de lojas no empreendimento
Terrenos do grupo no Maranhão estão avaliados em R$ 3 bi
Terrenos adquiridos no Maranhão e no Espírito Santos estão avaliados hoje em R$ 5,5 bilhões
O grupo Sá Cavalcante tem nas áreas que possui o aspecto mais importante dos seus projetos, não somente pela localização, mas também pela qualidade do local. Segundo dados da incoporadora, o banco de terrenos da empresa no Maranhão, ou seja, seu Valor Geral de Venda (VGV), totaliza aproximadamente R$ 3 bilhões.
Segundo informações do grupo, que nasceu no Maranhão em 1974, os terrenos adquiridos ao longo de 36 anos de história da empresa estão avaliados hoje em R$ 5,5 bilhões, sendo a maioria dessas áreas localizadas no Maranhão e no Espírito Santo.
Este ano, o grupo projeta lançar 12 empreendimentos, cujo VGV chega a R$ 400 milhões – cinco no Espírito Santo, cinco no Maranhão, um no Rio de Janeiro e um no Piauí. “Até 2015 lançaremos R$ 1,2 bilhão em VGV no Maranhão”, afirmou o presidente do grupo, Walter Sá Cavalcante.
Os atuais investimentos do grupo na área de incorporação imobiliária no Maranhão contemplam seis empreendimentos, sendo três residenciais e três comerciais, que totalizam 1.991 unidades. Dois deles já foram lançados: o Reserva Lagoa, com 360 unidades residenciais (em 2009), e São Luís Offices, com 240 unidades comerciais (2010).
Este ano, serão lançados mais quatro empreendimentos com entrega das chaves previstas para 2014 – os residenciais Reserva Renascença (100 unidades) e Reserva da Ilha (720 unidades) e os edifícios comerciais Centro Empresarial Reserva da Ilha (350 unidades) e Lagoa Corporate & Offices (221 unidades).
Sobre o grupo - O Grupo Sá Cavalcante teve na construção civil seu primeiro ramo de atividades. Tudo começou na região Nordeste, em São Luís (MA), em 1974. Logo, tratou de ampliar suas atividades, chegando, na década de 80, ao Sudeste brasileiro, especificamente ao Espírito Santo. A década seguinte marcou o início da diversificação das atividades.(Blog Maranhão Maravilha)
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