quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Uma troca perigosa para o projeto político do PT

O Partido dos Trabalhadores (PT), em função da insatisfação dos empresários brasileiros com a política econômica do governo da presidenta Dilma Rousseff, anda cogitando em trocar o pré candidato a vice presidente Michel Temer, pelo empresário Josué Alencar, dono da Coteminas e filho do ex-vice-presidente Zé Alencar, já falecido.

Essa troca, caso venha a ocorrer é uma faca de dois gumes para o PT, porque se por um lado favorece a reaproximação da pré candidata Dilma Rousseff com os empresários, por outro lado, forçará o PMDB a se afastar do governo. Na opinião de muitos analistas políticos, essa troca significará uma derrota para muitos peemedebistas, que só precisam de um bom álibi, para desembarcarem da barcaça petista.

Hoje já são 11 os estados, onde o PMDB na marchará com o PT na eleição estadual. Isso reflete o clima de desacordo que há entre esses dois partidos, que até a eleição passada caminharam de comum acordo. Sucede que o PMDB não admite em hipótese nenhum perder poder ou importância na coligação. O que acontecerá, caso Dilma Rousseff resolva optar pela escolha do industrial mineiro.

Quem torce por esse desfecho é a oposição, que vislumbra num ainda improvável rompimento do PMDB com o PT, a possibilidade de ela vir a ser beneficiária dessa ruptura. A oposição espera de braços abertos o PMDB ou parte significativa de um partido muito bem estruturado em todo o país.

Nenhum comentário: