segunda-feira, 28 de maio de 2018

Só o amor liberta, protege e salva o homem das dores do mundo


A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana”. (Franz Kafka)

A solidariedade é um gesto de amor”. (Tomazia Arouche)

Não existe um sentimento tão humano, necessário e importante como o amor. Amar significa doar-se, entregar-se e cooperar. Quando amamos uma causa ou uma pessoa, a nossa dedicação é total e sem condicionalidade. Esse é o amor ágape, um amor que elimina as barreiras sociais, os preconceitos e o individualismo.

Nós temos grandes exemplos de amores incondicionais, como o amor de Jesus Cristo, o amor de Tiradentes, o amor de Mahatma Gandhi, o amor de Martin Luther King e de uma infinidade de outras pessoas anônimas que amaram tanto o ser humano e grandes causas, como o cristianismo e socialismo e que se deixaram imolar por aquilo em que acreditavam.

O amor que move as pessoas em direção à outra pessoa e que assume causas de interesse social e coletivo – é capaz de fazer com que aquele que ama esqueça de si mesmo para se dedicar e lutar pelo bem das outras pessoas e quiçá da humanidade.

Quando amamos o próximo e uma causa justa, nós nos sensibilizamos e sofremos com a dor e o sofrimento do nosso irmão. O amor é muito mais ação do que apenas consciência de uma realidade ou de um problema. É solidarizar-se e unir forças para ajudar a minorar e acabar com o sofrimento e as causas que produzem dor e sofrimento. É saciar a fome, oferecer um cobertor para proteger o seu irmão do frio, é trabalhar no sentido de que a pessoa sem teto possa conquistar um abrigo digno. É ajudar ao trabalhador sem emprego a conquistar uma ocupação que lhe permita manter a si próprio e à sua família.     

O amor acaba sendo uma atitude radical, porque esse sentimento não admite meio termo. O amor é entrega e dedicação total ao objeto do seu amor. Quem ama não exige nada em troca. Quem ama se realiza no seu próprio sentimento.

Nenhum comentário: