sábado, 19 de setembro de 2020

Tudo sugere que o Brasil nunca será um país com decoro

 "Decência, decoro e conduta moral ilibada se constrói em casa” (Tomazia Arouche)

Esses valores que constam da frase acima de autoria de Tomazia Arouche, se adquire inicialmente no ambiente doméstico. Se esse ambiente não propicia à criança e aos jovens um tipo de formação, calcada nesses valores fundamentais, dificilmente eles, os homens na idade adulta serão capazes de incorporá-los.

Em 90% dos lares brasileiros, as crianças e os jovens não convivem com exemplos de retidão de caráter, dos costumes e da moral ilibada. Valores que se trabalhados no ambiente doméstico, farão das crianças e dos jovens, pessoas que não se deixarão corromper.   

Nós os brasileiros, costumamos cobrar da nossa classe dirigente exemplos de retidão de caráter e zelo para com a coisa pública. Ocorre que, via de regra, os nossos políticos são criados em ambientes tóxicos, onde as crianças e os jovens convivem diariamente com a deturpação de valores. Com armações ilimitadas, onde os mais espertos e ladinos conseguem se dar bem e sair vitoriosos. É evidente que não são todos os ambientes domésticos que são deformados. Esses são as honrosas exceções.

Cabe aqui por oportuno e por uma questão de explicação da deformação do caráter da maioria expressiva do povo brasileira, citar a Lei do Gerson. A Lei de Gérson que é um princípio em que determinada pessoa ou empresa obtém vantagens de forma indiscriminada, sem se importar com questões éticas ou morais. A "Lei de Gérson" que acabou sendo usada para exprimir traços bastante característicos e pouco lisonjeiros do caráter nacional, que passa a ser interpretado como caráter da população, associados à disseminação da corrupção e ao desrespeito às regras de convívio para a obtenção de vantagens.

Quem tiver a preocupação de observar a biografias dos políticos brasileiros, há de perceber que nelas constam valores deformados que passam de geração para geração. Com os filhos seguindo as carreiras dos seus pais e usando dos mesmos meios para praticarem ilicitudes. Cabe aqui apelar para um proverbio português que diz: “Casa de pai escola de filho”, que explica a transmissão de bons ou maus valores dos pais para os seus filhos.

Para que o Brasil possa um dia vir a ser considerado um país minimante decente e por isso mesmo ser respeitado pela comunidade internacional como uma nação confiável, este país precisa passar por um choque de decoro, decência e conduta moral ilibada.

Não custa nada sonhar e fazer a sua parte na construção ou resgate de uma nação que se tornou um paraíso para os corruptos e malfeitores.

Nenhum comentário: