segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Sintonia Fina

Candidato bom é aquele que antes de se candidatar a um cargo eletivo, desenvolveu algum tipo de atividade junto à comunidade que o candidato pretender representar. Isso atende pelo nome de ativismo social. Um ativista social é uma pessoa que trabalha de modo ativo, eficiente, na prática por uma causa, falando especialmente do interesse coletivo. Essa prática é muito comum nos EUA. O ex-presidente Barack Obama, por exemplo, foi um grande ativista social no bairro de Altgeld Gardens no sudeste de Chicago, onde lutou e liderou uma batalha para eliminar os resíduos de amianto nas casas da área, uma experiência contada em seu livro autobiográfico. No Brasil, o sujeito aparece do nada e se apresenta como candidato, sem nada que o credencie para representar uma comunidade. Candidatos na sua expressiva maioria sem um passado e sem uma biografia recomendável. No Brasil política é profissionalismo, oportunismo e carreirismo.

As pessoas em primeiro lugar

A União Europeia, através das palavras da presidenta da Comissão Europeia Ursula Von der Leyen que na apresentação das linhas gerais do plano de recuperação da crise pandêmica e econômica, afirmou que Portugal está bem colocado para tirar o máximo desse programa, mas sublinhou que a principal preocupação tem de ser com social. Com as pessoas que perderam suas fontes de rendas. Essa ordem de prioridade estabelecida pela União Europeia, deve ser imitada por outros países, fora dessa comunidade, para que a pobreza não aumente e assuma proporções assustadoras. Programa social como o auxílio emergencial lançado pelo governo brasileiro é muito importante, necessário até, num momento de crise profunda, quando a atividade econômica está paralisada ou em vias de paralização, mas, insuficiente para fazer com que o país em questão retome seu crescimento. 

Quanto mais investimento em energia limpa melhor

As energias renováveis que não causam poluição pela emissão de substâncias são chamadas de energias limpas e incluem: solar, eólica, geotérmica, maremotriz e hidráulica (usinas hidrelétricas). A energia hidráulica, a mais explorada no Brasil em que pese ser uma fonte de energia limpa, deve ser substituída pela energia solar, eólica, maremotriz, porque as usinas hidrelétricas, além de ocuparem grandes áreas, elas acabam com muita vida existente nos locais onde elas são construídas. Daí serem desaconselháveis na medida do possível os seus recursos.   

Nenhum comentário: