terça-feira, 29 de dezembro de 2020

O poder um dia acaba e muitos ficarão órfãos

 

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) que governou a capital do estado do Piauí, por mais de três décadas, a partir de primeiro de janeiro estará fora do poder na capital piauiense, não por malfeitos políticos, porque até onde se sabe, não existe nenhuma grave denúncia de corrupção contra as administrações de Wall Ferraz (brasileiro), apesar do nome, Chico Gerardo, Firmino Filho (16 anos de mando), Silvio Mendes e Elmano Ferrer (o véin trabalhador), mas pelo fenômeno conhecido como fadiga de material (um fenômeno de ruptura progressiva de materiais sujeitos a ciclos repetidos de tensão ou deformação).

O mesmo destino terá o Partido dos Trabalhadores (PT) em 2022, provocado pelo mesmo fenômeno que afastou do poder em Teresina o PSDB, após sucessivas administrações consideradas pelo eleitor teresinenses, como boas administrações do ponto de vista moral e ético. Tanto isso é verdade que foram vários os mandatos conferidos pelo eleitor da capital do estado do Piauí aos tucanos. Mas, a longa permanência de um partido no poder, acaba cansando o eleitor que passa a exigir mudança. O que num regime democrático é absolutamente normal.

Contra o PT que há quase duas décadas está no poder no estado do Piauí, pesam algumas denúncias muito sérias que se exploradas com muita competência, poderão contribuir de maneira definitiva para afastar do poder o partido liderado pelo governador Wellington Dias que precisa desesperadamente continuar com um mandato em 2023 que lhe garanta imunidade. Numa palavra, que lhe proteja.

O PT nacional e estadual começou a derreter nas eleições de 2020, porque o partido de Lula e Wellington Dias não elegeu nenhum prefeito de uma capital ou cidade importante. O caso mais emblemático da situação que ora vive o PT, foi o Partido dos Trabalhadores (PT) não ter conseguido eleger um vereador em 2020 no município de São Raimundo Nonato, por não ter atingido o quociente eleitoral. Convém lembrar que neste município piauiense o governador Wellington Dias apoiou a candidatura à reeleição da candidata do Partido Progressista (PP).

Nenhum comentário: