quarta-feira, 10 de março de 2021

Cuba inicia a terceira Fase de testes da sua segunda vacina Soberana 2

 

A Fase III levará três meses, e outros testes de eficácia estão planejados em Cuba e no exterior

Com o cumprimento rigoroso das normas de segurança concebidas, a fase III do ensaio clínico da vacina candidata cubana Soberana 02 começou nesta segunda-feira, 8 de março, em 48 centros clínicos piloto dos oito municípios de Havana que fazem parte do estudo, informou no Twitter o grupo de negócios BioCubaFarma.

Também foi anunciado que amanhã, dia 10, a vacinação teste deve ser estendida para as demais unidades clínicas desses municípios.

Na reunião do grupo de trabalho temporário, o governador da capital, Reinaldo García Zapata, garantiu que correu bem o processo, ao especificar que continua serndofornecido Nasalferon, medicamento da nossa indústria de biotecnologia, aplicável em gotas, para fortalecer o sistema imunológico perante a Covid-19.

Em outras reportagens, o doutor em Ciências Vicente Vérez Bencomo, diretor-geral do Instituto Finlay de Vacinas, disse à mídia peruana que a imunização em massa com a Soberana 02 está programada, aproximadamente, para julho, e que a Soberana 01, que avança rapidamente para a fase III, em agosto, poderá estar disponível.

Estimou que, no caso do Soberana 02, a fase III levará três meses, e outros testes de eficácia estão planejados em Cuba e no exterior. «Quando o primeiro estiver concluído, haverá uma definição maior», disse.

Óscar Ugarte, ministro da Saúde do Peru, assegurou, segundo a própria mídia, que o Estado peruano acompanha de perto o desenvolvimento das vacinas Soberana 02 e Abdala (CIGB 66), os dois projetos mais avançados contra a Covid-19 em Cuba. «Conhecemos a qualidade dos produtos que Cuba fabrica em termos de medicamentos e vacinas».

Ressaltou que o Peru «está aberto a todas as negociações para garantir a quantidade de vacinas necessárias para nossa população».

Vérez Bencomo explicou que o centro científico que dirige considera que as vacinas candidatas também poderiam proteger contra as variantes do vírus que surgiram em diferentes países, com a alta imunização alcançada ou com a aplicação de duas doses da Soberana 02, mais uma da Soberana Plus, precisou a PL. Fonte: jornal Granma

Nenhum comentário: