Num sistema capitalista, investir no mercado financeiro é uma forma de ganhar dinheiro. É um investimento arriscado, mas compensa, desde que o investidor opte por uma corretora confiável e consolidada no mercado. Aqui por estas bandas investir no mercado financeira não é uma prática comum. Só em caderneta de poupança.
Muita gente fala a respeito de bolsa de valores, do mercado de capitais, investimentos em dólar, ações, certificados de depósitos bancários (CDBs), Letras imobiliárias, tesouro direto e caderneta de poupança, o mais tradicional dos investimentos, mas não sabe exatamente explicar o que é o mercado de capitais e porque ele é tão importante. Muitos também acham que o mercado é feito apenas de grandes investidores, que os produtos não podem ser acessados pela maioria das pessoas e que só servem para os grandes ganhar ainda mais dinheiro. A verdade é que, por causa do mercado de capitais e seus desdobramentos, muitos dos investimentos produtivos ficam concentrados nas mãos dos grandes empresários. O mercado de capitais democratiza o uso de recursos.
A primeira coisa a se saber é qual é a definição exata de mercado de capitais. Este nada mais é que um sistema de distribuição de valores mobiliários, com o objetivo de prover liquidez (a capacidade de transformar um ativo, bens ou investimentos em dinheiro) aos vários títulos existentes, de forma a melhorar o fluxo de capitais entre os agentes econômicos. É formado pelas bolsas de valores, sociedades corretoras, bancos e outras instituições financeiras. E por que é tão importante? Ora, numa economia desenvolvida, é importante que os fluxos financeiros sejam feitos de forma eficiente e segura entre os agentes econômicos. Quem são esses agentes? Eu, você, todo mundo que tem algum tipo de poupança, os bancos, as corretoras, as empresas e os governos O ouro, por exemplo, é um ativo que pode ser relativamente vendido.
O investidor deve aplicar os seus investimentos de maneira diversificada, mesmo que em pequenas quantias, porque com a diversificação o investidor terá mais chances de equilibrar as suas contas e atingir a rentabilidade desejada. Pois, caso um de seus investimentos renda menos do que o esperado, você terá outros que poderão ter ganhos acima da projeção.
Todo investidor deve seguir uma orientação básica: você ao tentar montar uma carteira de investimentos não deve colocar todos os ovos numa mesma cesta o que significa diversificar o seu investimento.
Para quem deseja investir no mercado de capitais e tem medo de arriscar, sugerimos começar pela caderneta de poupança que é o tipo de investimento mais conservador, porém mais seguro e com rentabilidade garantida.
Hoje em dia, a pessoa para investir não precisa mais sair de casa e procurar um banco físico, bastando apenas acessar a Internet Banking que é o seu banco aberto 24 horas, todos os dias e em qualquer lugar do mundo. Com ele você pode realizar consultas, fazer pagamentos, transferências, investimentos, simular financiamentos, empréstimos e muito mais através do seu computador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário