O discurso do Brasil na cúpula do clima não agradou os EUA e os países da União Europeia. Esse desagrado foi manifestado pelo presidente dos EUA, Joe Biden ao se ausentar dessa reunião no momento em que o presidente brasileiro discursou. Outra manifestação de desagrado dos países ricos para com o Brasil, foi a colocação do Brasil na ordem dos discursos, sendo preterido até por pequenos países. O discurso arrogante do presidente brasileiro ao invés de aproximar o Brasil dos países que podem nos ajudar, muito pelo contrário, colocou mais distância entre o Brasil e os EUA e de países como a França e a Alemanha. O Brasil em vez de se colocar ao lado de uma causa comum, procurou impor condições aos países que lideram a luta contra os desastres climáticos para participar desse destino comum. Sem humildade, Bolsonaro ao invés de ser protagonista, desempenhou um papel secundário.
Um discurso que não se sustenta por ser inverossímil
O discurso do presidente Bolsonaro não convenceu o seu público alvo ao participar da cúpula do clima, porque os EUA e os países que formam a União Europeia, conhecem mais o Brasil e em particular a Amazônia do que o próprio governo brasileiro. Só uma pessoa extremamente ingênua acredita no discurso de um presidente que na prática não faz exatamente o que disse no seu discurso. Os países ricos e que lideram esse movimento de salvação do planeta, para mandarem dinheiro para os órgãos que trabalham pela preservação, só após uma consulta feita aos cientistas brasileiros e ao Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).
Bolsonaro fez um discurso distante da realidade
Bolsonaro no seu discurso na cúpula do clima falou de um país que hoje é apenas um arremedo do que foi no passado. De uma época em que o Brasil era protagonista na luta pela melhoria das condições do clima, por ser um país que conta com a maior reserva biológica do mundo. Sob o governo Bolsonaro os órgãos de proteção da região amazônica e do meio ambiente, foram desestruturados por um governo que trabalha diuturnamente para entregar a Amazônia aos madeireiros e garimpeiros. No Brasil sob Bolsonaro o IBAMA e o ICMBIO estão sendo aniquilados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário