segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Filosofia: uma janela aberta para o conhecimento interior e exterior

 

O ensino de filosofia deveria ser ministrado desde as primeiras séries do ensino fundamental. O Ensino Fundamental que é o ciclo mais longo da Educação Básica. Esta etapa de escolarização compreende a fase do 1º ao 9º ano e atende crianças dos seis aos 14 anos de idade. O objetivo principal dessa etapa escolar é a formação básica do cidadão, com foco principalmente no desenvolvimento intelectual e social do aluno. O desenvolvimento intelectual e social que são os objetos de que trata e se preocupa o ensino e o estudo da filosofia.

Mas, o que é mesmo a Filosofia? Essa pergunta muita gente adulta se faz, porque fora do ambiente acadêmico, o estudo e o ensino da filosofia é visto com certo preconceito, porque trata-se de um ensino subjetivo, diferentemente de outras matérias que tem uma finalidade prática. Respondemos a essa pergunta, dizendo que a Filosofia é a explicação racional das coisas. Porque racional significa argumentação, debate e compreensão. Porque racional significa que, ao argumentarmos e debatermos, queremos conhecer as condições e os pressupostos de nossos pensamentos e dos outros.

Qual a primeira característica da Filosofia? A primeira característica da Filosofia é a atitude crítica que tanto pode ser negativa como positiva. A atitude negativa é dizer não aos preconceitos, aos pré-juízos, aos fatos e as ideias cotidianas, ao que todo mundo diz e pensa e sobretudo às crenças estabelecidas como verdades. A segunda, é a atitude filosófica positiva, isto é, uma interrogação sobre o que são as coisas. Sobre o que é, sobre como, sobre por que.

A Filosofia é fundamentalmente reflexão. A reflexão que é a concentração mental que se volta para si próprio para examinar, compreender e avaliar suas ideias, suas vontades, desejos e pensamentos. 

Para Platão, discípulo de Sócrates, a filosofia começa com a admiração, o espanto e a indagação. Admiração, espanto e a indagação que significam que reconhecemos nossa ignorância e que exatamente por isso podemos superá-la. 

A filosofia é abertura dos nossos horizontes para o mundo e as coisas desconhecidas. É um mundo de descobertas que se acessa através do espanto, da admiração, da indagação e da argumentação. Do abismar-se! Em última análise, a filosofia nos ensina a pensar e refletir. O ensino de filosofia e matemática abrem janelas imensas de oportunidades. ” (Tomazia Arouc

Nenhum comentário: