sexta-feira, 29 de outubro de 2021

O que há em comum entre a CPI da Covid-19 e a Operação Lava Jato

 

A Operação Lava Jato começou meio que por acaso, sem a pretensão de vir a se tornar, o mais rumoroso caso de corrupção, já investigado pela Polícia Federal (PF) e coordenada pelo então juiz federal Sérgio Moro, pelo procurador da república, Deltan Dallagnol e mais de uma dezena de delegados da Polícia Federal. O mesmo se deu com a CPI da Covid-19 que foi criada para investigar o morticínio ocorrido no estado do Amazonas na pandemia da Covid-19 e que por acaso, acabou descobrindo um esquema de corrupção no ministério da Saúde, criado para transacionar vacinas por um preço acima do praticado no mercado.

Como começou a Operação Lava Jato? Um inquérito do ex-delegado da Polícia Federal, Gerson Machado, em 2008, contra o doleiro Alberto Youssef, é considerado o "marco zero" das investigações que identificaram que Youssef operava às sombras após delação no escândalo do Banestado. A delegada da Polícia Federal em Curitiba Erika Marena, nomeou a operação como Lava Jato em março de 2014 devido ao uso de uma rede de lavanderias e postos de combustíveis por uma quadrilha para movimentar os valores de origem ilícita.

A semelhança e coincidência identificadas entre a CPI da Covid-19, com a Operação Lava Jato, começam pelos nomes de pessoas oriundas do estado do Paraná, envolvidas num sofisticado esquema de corrupção descoberto pela Operação Lava Jato e o esquema de compras de vacinas através de atravessadores. A começar pelo seu Modus Operandi. 

"Puxa-se uma pena e vem uma galinha na Lava-Jato", disse Gilmar no passado, como quem diz que quando mais as investigações avançam no combate à corrupção, mais se descobre roubalheira, com o surgimento de novos personagens e novas empresas. A mesma frase usada pelo ministro do STF Gilmar Mendes para explicar um esquema de corrupção monumental, se aplica a CPI da Covid-19 que começou pelo estado do Amazonas e acabou no estado do São Paulo, com o envolvimento da Prevent Senior.  

A CPI da Covid-19 no seu relatório final atribuiu nove crimes ao presidente da república, crimes contra deputados federais, senador e pessoas ligadas ao ministério da Saúde.  O Brasil é um grande escândalo.

O que há em comum entre a corrupção investigada pela Lava Jato e a corrupção investigada pela CPI da Covid-19? O modus operandi do Petrolão e da corrupção na compra de vacinas. 

Nenhum comentário: