A partir desta quinta-feira, os espanhóis podem voltar a mostrar a cara livremente no exterior. O uso de máscara deixou de ser obrigatório nos locais ao ar livre, depois do governo de Madrid ter decidido avançar, à semelhança de outros executivos europeus, com o levantamento progressivo das restrições sanitárias.
A Itália também vai seguir o exemplo, a partir de sexta-feira, pondo fim ao uso obrigatório de máscaras no exterior, com exceção feita unicamente para os locais considerados de "grande afluência".
O levantamento de restrições de forma total ou progressiva nos países europeus acontece sob um fundo de contestação e descontentamento crescente face às medidas sanitárias.
Na França, apesar da mobilização ter sido banida pelas autoridades, centenas de pessoas estão a caminho de Paris para participar do "comboio da liberdade", inspirado no que paralisou a capital do Canadá em protesto contra a obrigação vacinal.
Os Países Baixos voltaram também a ser palco de um protesto, no sudeste do território, para exigir o fim das restrições. O executivo teria dado ouvidos aos manifestantes já que, segundo os meios de comunicações locais, estarão se preparando para levantar todas as restrições até ao fim do mês.
Se essa pandemia, já está sob controle no continente Europa, essas medidas de suspensão de restrições sanitárias fazem sentido, mas se o perigo ainda ronda os europeus, o bom senso nos diz que todo cuidado é pouco. Com Euronews
Nenhum comentário:
Postar um comentário